Vizela e Moreirense empatam sem golos em dérbi minhoto
João Camacho, do Moreirense, e Bruno Wilson, do Vizela, disputam a posse de bola em jogo pela Liga de futebol. Foto: Fernando Veludo/LUSA

Vizela e Moreirense empatam sem golos em dérbi minhoto

NACIONAL23.12.202317:31

Vizelenses e cónegos protagonizaram dérbi minhoto de equilíbrio mas sem golos, conquistando um ponto para as respetivas batalhas

De todos os duelos entre equipas minhotas – e são vários, tendo em conta que das 18 equipas que compõem a Liga, seis são provenientes dessa região do País – o embate entre Vizela e Moreirense é aquele que tem a vizinhança mais vincada, por força dos escassos três quilómetros que separam Vizela de Moreira de Cónegos. Quase cinco mil espectadores, apostados em vencer esse dérbi regional, assistiram ao encontro…mas não viram golos.

Apesar de Vizela e Moreirense não terem conseguido desfazer o nulo, não poderá dizer-se que deram o seu tempo por mal empregue. O despique foi sempre muito equiparado e sem qualquer situação de conflito além da natural competitividade entre duas equipas que se propunham a vencer, mas que não conseguiram vergar as respetivas organizações defensivas, sempre bem posicionadas e sem azo a lampejos de criatividade.

A primeira parte colocou duas abordagens distintas, que se equipararam. O Vizela procurou privilegiar a qualidade na circulação de bola e conseguiu deter superioridade na posse (63% ao intervalo), e o Moreirense apostou num maior sentido prático que se traduziu num ligeiro acréscimo nas situações mais perigosas sobre a baliza contrária, ainda assim sem alcançar a finalização pela qual buscava para se adiantar no resultado.

A segunda parte teve menos pausas e maior fluidez, mas também ainda maior encaixe entre estruturas, o que resultou em ainda menos momentos para concretizar e garantiu que esta partida não conheceria golos. No fim, vizelenses e cónegos entregaram-se a um embate no qual nenhuma das equipas conseguiu prevalecer verdadeiramente sobre a outra, pelo que aceitarão o resultado e darão a devida utilidade ao ponto conquistado.

Para o Vizela, o primeiro ponto conquistado na nova era sob o comando de Rúben de la Barrera, que se estreou ao serviço da nova equipa, e uma desejada subida na tabela classificativa, alcançando Rio Ave e Gil Vicente (neste caso, à condição) para, pelo menos por uma semana, deixar os lugares de despromoção. Já o Moreirense atrasou-se para o Vitória de Guimarães na busca pelo quinto lugar, mas somou mais um ponto para cimentar o sexto lugar, aguardando pelos resultados dos vários concorrentes que o perseguem – mas ainda longe...

Final da partida! Vizela 0, Moreirense 0

O dérbi entre vizinhos - entre Vizela e Moreira de Cónegos distam menos de três quilómetros... - não registou golos. A segunda parte registou o mesmo equilíbrio que a primeira, com maior fluidez nos muitos duelos (bem) disputados, mas com menor frequência de situações de remate de parte a parte, pelo que o empate se aceita e não desagradará a qualquer um dos dois conjuntos.

90+2': Dupla substituição no Vizela, com as entradas de Lebedenko e Osama Rashid pelas saídas de Matheus Pereira e Bustamante.

Tempo adicional: 4 minutos.

89': Substituição no Vizela, com a entrada de Jardel Silva pela saída de Samu Silva.

88': Substituição no Moreirense, com a entrada de Matheus Aiás pela saída de Alanzinho.

85': Cartão amarelo para Matheus Pereira (Vizela).

80': O Moreirense conseguiu ganhar um livre lateral pela direita e um cruzamento para correspondência de Maracás, mas fê-lo contra o relvado e a bola chegou sem força às mãos de Buntic.

79': Tripla substituição no Moreirense, com as entradas de Godfried Frimpong, Wallisson Maximo e Antonisse pelas saídas de Pedro Amador, Gonçalo Franco e Madson Monteiro.

78': Cartão amarelo para Rodrigo Escoval (Vizela).

75': O Vizela desenvolveu jogada rendilhada, com sucessivos toques curtos, que permitiu a Vizela um remate exterior de forma rasteira que foi controlado por Kewin com facilidade.

65': Dupla substituição no Vizela, com as entradas de Busnic e Diogo Nascimento pelas saídas de Pedro Ortiz e Alex Méndez.

64': Há muito que Essende não tinha a possibilidade de visar a baliza adversária e, tal como na primeira parte, fê-lo através de um desvio ligeiro. Sem perigo para Kewin Silva, no entanto.

60': Substituição no Moreirense com a entrada de Kobamelo Kodisang pela saída de João Camacho.

53': Vizela usa a meia distância e quase marca! Bustamante não encontrou oposição em zona frontal e não teve pejo em ensaiar um remate que saiu forte, mas ao lado da baliza dos cónegos. Fica o registo, ainda assim.

49': O primeiro aviso do segundo tempo foi dado pelo Moreirense. Madson recebeu pela direita e fletiu para dentro, atirando forte e cruzado, mas muito por cima.

Início da segunda parte!

Jogo reatado pelo Moreirense. A primeira parte foi agradável e bem disputada, esperando-se o que pode oferecer a segunda - o Vizela necessita de pontos para deixar a delicada posição em que se encontra na Liga e poderá, quem sabe, estar disposto a correr alguns riscos.

Intervalo! Vizela 0, Moreirense 0

Mantém-se o nulo ao fim dos 45 minutos de um encontro bem dividido: o Vizela tem apostado mais num trato mais cuidado da bola (63% de posse de bola) e o Moreirense respondeu com maior sentido prático e um número de ocasiões de perigo apesar de, no total, a quantidade de remates ter sido igual - quatro remates para cada lado.

Tempo adicional: 5 minutos.

44': João Camacho consegue penetrar na área contrária em movimento individual e remata, mas praticamente à figura de Buntic.

41': Cartão amarelo para Pedro Ortiz (Vizela).

30': Golo iminente pela primeira vez e pelo Moreirense! Cruzamento rasteiro de Dinis Pinto, bem envolvido na ofensiva, colocando a bola em paralelo à linha de golo, onde Samu Silva cortou de forma arriscadas mas provavelmente salvando a sua equipa, já que a mudança de trajetória evitou que Alanzinho pudesse desviar para golo em posição privilegiadíssima.

29': Já voltou a jogar-se em Vizela e, segundos após a partida ser retomada, Alanzinho atirou em zona frontal para defesa atenta de Buntic.

25': Verdadeiro choque frontal entre Maracás e Essende deixa os dois jogadores em dificuldade e a receber assistência. Jogo interrompido em Vizela.

18': Cartão amarelo para André Luís (Moreirense).

15': Após uma pausa para assistência a André Luís, atacante do Moreirense que sangrava de uma orelha, apareceu...o atacante contrário. Essende conseguiu o desvio a cruzamento rasteiro de Matheus Pereira, mas Kewin Silva estava atento e defendeu com segurança.

12': Sai muito mal a primeira situação de superioridade do Moreirense; a bola chega até Madson Monteiro, que dispõe de espaço para rematar e fá-lo, mas já em desequilíbrio e a bola saiu pela linha...lateral, pelo lado oposto do campo.

10': A primeira situação de remate chegou desde...o meio-campo: Alex Méndez não perdeu tempo em aproveitar um passe mal medido no meio-campo defensivo adversário para tentar surpreender Kewin Silva, mas o remate saiu por alto e sem perigo.

5': Ainda sem momentos de rasgo de parte a parte a destacar: o Vizela, motivado pela urgência em deixar os lugares de descida, assumiu a posse de bola mas ainda sem frutos.

Início da partida!

Pertenceu ao Vizela o pontapé de saída: a equipa da casa apresenta-se com o seu equipamento tradicional para esta temporada, de camisola azul celeste e calções azuis escuros, ao passo que o Moreirense utiliza o equipamento alternativo, negro com alguns motivos azuis e brancos espalhados pela camisola.

As três equipas já se perfilaram no relvado do Estádio do FC Vizela, decorrendo a habitual e tradicional escolha de campo com os capitães das duas equipas - Samu, pelo Vizela, e Marcelo, pelo Moreirense.

Suplentes do Moreirense: Caio Secco, Rúben Ismael, Matheus Aiás, Walisson Maximo, Pedro Aparício, Carlos Ponck, Antonisse, Kobamelo Kodisang e Godfried Frimpong.

Suplentes do Vizela: Francesco Ruberto, Hugo Oliveira, Jardel Silva, Unzueta, Lebedenko, Busnic, Osama Rashid, Joaquín Novillo e Diogo Nascimento.

MOREIRENSE: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo e Pedro Amador; Gonçalo Franco, Lawrence Ofori e Alanzinho; Madson Monteiro, João Camacho e André Luís (c).

VIZELA: Fabijan Buntic, Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson Jesus e Rodrigo Escoval; Pedro Ortiz, Bustamante e Samu Silva (c); Alex Méndez, Matheus Pereira e Essende.

Já há onzes!

Além dos objetivos alimentados pelos dois conjuntos no sentido de conquistar a vitória esta tarde, este embate terá como aliciante a estreia de Rúben de la Barrera como técnico do Vizela, poucos dias após a sua chegada ao clube.

Enquanto o Vizela, penúltimo classificado, mira a possibilidade de deixar os lugares de despromoção em caso de triunfo, a meta do Moreirense aponta a objetivos maiores: caso triunfe em Vizela, o emblema visitante ascenderá ao quinto posto, ainda que a título provisório, aguardando depois pela performance do Vitória de Guimarães, atual detentor desse posto.

O Estádio do FC Vizela será palco de um confronto entre minhotos, Vizela e Moreirense, a partir das 15.30 horas, com lutas diferenciadas, mas o objetivo em comum de vencer a partida. A BOLA seguirá o encontro a par e passo e convida-o a permanecer na nossa companhia para acompanhar cada pormenor!

Siga o jogo aqui.

Boa tarde!