Vizela e Casa Pia à caça de ovos em forma de pontos
Bruno Costa ao serviço do Vizela. (Foto: Vizela FC)

ANTEVISÃO Vizela e Casa Pia à caça de ovos em forma de pontos

NACIONAL31.03.202407:30

Clube orientado por Rubén de la Barrera está mais necessitado de pontos e os casapianos procuram não vacilar na reta final da temporada

É Páscoa e a Liga continua com um Vizela-Casa Pia, a única partida do dia referente à 27.ª jornada. A equipa de Rubén de la Barrera está na penúltima posição na tabela, com 21 pontos, enquanto a equipa de Lisboa está em 11º lugar, com 27.

Depois da derrota por 4-1 no Estádio do Dragão, o Vizela recebe um Casa Pia que também perdeu (0-1) em casa com o Benfica. As duas encontraram-se em sete ocasiões, com o Vizela em vantagem com seis vitórias, enquanto os casapianos não conseguiram vencer nenhuma vez. Na cidade minhota, a equipa da casa tem a vantagem nos confrontos contra o Casa Pia, com duas vitórias em dois jogos.

Em jogos a contar para o campeonato, aconteceram três duelos entre as duas equipas, todos vencidos pela formação azul, com a maioria dos golos a serem apontados no segundo tempo. O Vizela venceu os quatro últimos jogos realizados frente ao Casa Pia.

Na última vez que as equipas se encontraram, na primeira volta, o Vizela saiu vencedor por 1-0.

Vizela

Nos últimos dez jogos, o Vizela tem apenas duas vitórias (Farense e Gil Vicente), dois empates (Estoril e Portimonense) e seis derrotas (FC Porto, Benfica, Vitória de Guimarães, Arouca, Sporting e Boavista).

Faltam oito jornadas e ainda há possibilidade matemática de o Vizela fugir à despromoção, uma vez que o Rio Ave (15.º) tem 25 pontos, o Estrela da Amadora (13.º) tem 26 e o Casa Pia (11º) 27.

Com a integração de Rashid (Iraque) e Lacava (Venezuela), que chegaram a Vizela após os compromissos das respetivas seleções, apenas o guarda-redes italiano Ruberto continua a trabalhar à parte, ainda a recuperar da lesão muscular.

O guarda-redes é baixa para a receção ao Casa Pia, assim como Lacava, este por estar suspenso na sequência da expulsão no Estádio do Dragão.

Equipa provável (4x1x3x2): Buntic; Tomás Silva, Jota Gonçalves, Rodrigo Escoval, Orest Lebedenko; Samu; Jason Lokilo, Bruno Costa, Diogo Nascimento; Samuel Essende e Sava Petrov.

Lesionados: Francesco Ruberto

O que disse Rubén de la Barrera na antevisão: «Temos vontade de dar continuidade ao que temos feito no último ciclo de competição, em que temos somado pontos, com exceção do jogo com o FC Porto. Agrada-me ver a minha equipa com alma, coragem, energia. Temos de ser muito competitivos e mostrar muita personalidade. Sabemos o que fazer e queremos criar dificuldades ao Casa Pia do primeiro ao último minuto de jogo».

Casa Pia

O Casa Pia visita Vizela após uma sequência de três jogos sem vencer, somando duas derrotas consecutivas (Benfica e Estrela da Amadora). Fora de portas, a formação lisboeta perdeu três das quatro últimas partidas.

Com apenas 23 golos marcados, o Casa Pia tem o pior ataque desta edição do campeonato.

Quanto à equipa que Gonçalo Santos vai apresentar na cidade minhota, são vários os setores nos quais a dúvida persiste e aquele que mais mistério oferece será mesmo o meio-campo, onde várias possíveis opções correm para jogar ao lado de Ângelo Neto, que parece indiscutível nesse posto.

Equipa provável (3x4x3): Ricardo Batista; Duplexe Tchamba, Fernando Varela, Nermin Zolotic; Gaizka Larrazabal, Ângelo Neto, Telasco Segovia, Leonardo Lelo; Nuno Moreira, Felippe Cardoso e Rúben Lameiras.

Lesionados: Kiki Silva e Rafael Brito

O que disse Gonçalo Santos na antevisão: «Tentamos não olhar muito para os outros, olhamos mais para nós, para dentro, e para aquilo que controlamos. Controlamos o nosso jogo de amanhã e o nosso resultado, apesar de não haver certezas no futebol, nem no resultado nem em nada. É uma realidade que o Chaves e o Estrela da Amadora ontem perderam, e mesmo que não olhemos para esses resultados, eles já aconteceram».