Vitória de Guimarães cai ao oitavo jogo (crónica)
Nenê marcou o golo ao Vitória de Guimarães. Imagem: FERNANDO VELUDO/LUSA

Aves SAD-Vitória de Guimarães, 1-0 Vitória de Guimarães cai ao oitavo jogo (crónica)

NACIONAL25.08.202423:22

A equipa de Rui Borges perde a invencibilidade na Vila das Aves; segunda parte em que os minhotos reagiram muito mal ao golo de Nenê

Num domingo que se anunciava promissor, até porque estavam mais adeptos da equipa visitante, o Vitória de Guimarães não conseguiu sair da Vila das Aves dando seguimento à série (7) de vitórias no arranque de época. Nenê fez o que ainda ninguém tinha conseguido: marcar à equipa de Rui Borges.

Logo aos seis minutos, surgiu a primeira grande ocasião para o Vitória. Samu, num livre estudado, colocou a bola ao segundo poste, onde Borevkovic e Handel estiveram a milímetros de inaugurar o marcador. Apenas a intervenção providencial de Kiki Afonso evitou o pior para os da casa. A pressão inicial dos visitantes não se esmoreceu, e aos 17 minutos, Bruno Gaspar obrigou Simão Bertelli a uma defesa de grande nível. No canto subsequente, Ricardo Mangas voltou a testar os reflexos do guarda-redes do Aves, que respondeu à altura.

Com 20 minutos no relógio, o Vitória já somava sete remates, mas a falta de eficácia começava a dar sinais de frustração. A oportunidade mais flagrante da primeira parte surgiu perto da meia hora, quando John Mercado, isolado no corredor direito, falhou o alvo de forma clamorosa, enviando a bola por cima.

O intervalo chegou sem golos, num jogo onde o Vitória de Guimarães se destacou pela superioridade no número de remates, mas a equipa de Vítor Campelos soube equilibrar a balança com defesas cruciais e contra-ataques perigosos. O segundo tempo trouxe mais tensão e foi o Aves SAD que, aos 74 minutos, desfez o nulo. Nené, o experiente capitão, aproveitou uma assistência de cabeça de Lucas Piazón e, antecipando-se a Manu, bateu Bruno Varela, marcando o primeiro golo aos vimaranenses na temporada.

Os visitantes não reagiram bem ao golo. Entre os 82 e 88 minutos, a frustração levou a três cartões amarelos para os recém-entrados Mikel, Gustavo Silva e Nuno Santos, refletindo o estado emocional da equipa. Ainda assim, Nuno Santos quase restabeleceu a igualdade no tempo de compensação, com um potente remate que encontrou o poste, mas a sorte estava do lado da equipa da casa.

O apito soou para selar a primeira derrota do Vitória de Guimarães, que viu escapar não só a invencibilidade, mas também a oportunidade de consolidar o bom início de época. Os minhotos jogam na próxima quinta-feira o play-off decisivo da Liga Conferência, estando em vantagem (3-0) com os bósnios do Zrinjski Mostar.