Vítor Campelos: «Não vejo que a mudança de treinador tenha grande impacto»
Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente. (Foto Rodrigo Antunes/LUSA)

Vítor Campelos: «Não vejo que a mudança de treinador tenha grande impacto»

NACIONAL28.03.202413:14

O Gil Vicente vai defrontar o Famalicão, que se apresenta com novo treinador.

O Gil Vicente e o Famalicão vão abrir a 27.ª jornada da Liga, depois da paragem para os compromissos das seleções. Os dois emblemas chegam a esta ronda com os mesmos pontos (28), numa altura em que faltam oito jornadas para o campeonato terminar.

Os famalicenses têm um novo homem-forte (Armando Evangelista) na equipa técnica depois da saída de João Pedro Sousa, que não aguentou a série de maus resultados, tendo vencido apenas um jogo nos últimos oito.

«É natural que a chegada de um novo treinador traga uma motivação inicial para os jogadores, mas, acima de tudo, devemos manter o foco no que sabemos e queremos fazer. Estamos confiantes na nossa forma de jogar e preparados para todas as vicissitudes, incluindo possíveis mudanças táticas do adversário. Não vejo que a mudança de treinador tenha grande impacto. Chegou relativamente há pouco tempo, não sei se vai querer alterar de forma imediata o sistema tático ou se vai manter o mesmo, como é o caso da linha de três defesas», disse, esta quinta-feira, Vítor Campelos, em conferência de imprensa de antevisão, no auditório do Estádio Cidade de Barcelos, palco do encontro desta sexta-feira (15h30).

Apesar dessa «motivação extra», Vítor Campelos acredita que «não terá grande significado no futuro»

«Pode haver, no início, uma motivação extra para jogadores, que querem mostrar o seu valor e que têm qualidade para continuar a jogar, contudo, não vejo que possa ter grande significado no futuro, caso contrário as equipas estariam todas as semanas a trocar de jogadores para terem impacto em termos motivacionais».

O treinador afirmou que ao Gil Vicente tem faltado um pouco de sorte e que podia «ter mais pontos nesta fase da competição».

«Quem acompanhou desde o início perceberá que houve uma mudança significativa na equipa. Cerca de 13 jogadores são praticamente novos, o que torna a equipa em quase uma nova formação. Aqueles que assistiram aos nossos jogos reconhecerão que, talvez com um pouco de sorte, poderíamos ter mais pontos nesta fase da competição. Acredito que temos apresentado jogos de grande qualidade. No último jogo em Braga, por exemplo, acho que a nossa performance merecia outro resultado. Não apenas em Braga, mas também noutros jogos. Atualmente, estamos em nono lugar na tabela classificativa, mas o nosso objetivo é chegar ao oitavo lugar o mais rápido possível. Falamos sobre atingir os 35 pontos há algum tempo e agora estamos focados em garantir essa marca. O nosso próximo objetivo é alcançar os 30 pontos e garantir o oitavo lugar na tabela. Queremos essa vitória amanhã para consolidar nossa posição».

Vítor Campelos tem procurado fazer render os jogadores emprestados e dado oportunidades aos elementos mais jovens. O trabalho do técnico tem dado os seus frutos.

«Estamos muito satisfeitos por ter três jogadores [Martim Neto, Buta e Tomás Araújo] convocados para as seleções, além da inclusão de alguns jogadores sub-23 para trabalhar conosco. Isso permite-nos conhecê-los melhor e demonstrar que estamos sempre atentos ao trabalho desenvolvido, tanto nas categorias sub-23 quanto nas demais. Durante este período, observamos outros jogadores e, embora não tenhamos tido a oportunidade de trabalhar com todos, devido a algumas paragens, aqueles que estiveram presentes demonstraram um bom nível».