Villas-Boas toma posse: «Atrasar o inevitável é adiar a construção de um FC Porto mais forte»
O discurso integral do novo presidente do FC Porto
O discurso integral de André Villas-Boas na tomada de posse como novo presidente do FC Porto:
Ex.mas Senhoras e Senhores convidados, caras e caros amigos,
Queria desde já, saudar todos os membros dos atuais e passados órgãos sociais, todos os treinadores, capitães de equipa, jogadoras e jogadores, atletas, funcionários e colaboradores, bem como todos os sócios, adeptos e simpatizantes do nosso querido FC Porto aqui presentes.
Permitam-me com a mesma emoção e reconhecimento saudar também todos aqueles que connosco estão em espírito. Todas as pessoas que dignificaram este Clube com o seu esforço ajudando a torná-la no que ele hoje é!
Uma Instituição fundamental para o crescimento social e cultural da Cidade, da Região Norte e do País, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes e da sua cultura.
Ser Portista é um estado de alma e é nessa unidade que aqui nos encontramos.
Hoje damos início a uma nova era na história do nosso Clube.
Uma era que terá o meu compromisso, e de todos os que integram a minha equipa, para elevar o bom nome do FC Porto vincado pelo sentido de exigência de todos os Portistas e respeitando a importância do seu palmarés.
Vivemos até há dias um ciclo eleitoral vivo, dominado pela vitalidade e vontade dos Sócios em imprimir uma mudança histórica no rumo do Futebol Clube do Porto.
Nessa vontade, sabemos que resistem três pilares fundamentais que obrigarão esta nova direção a elevar-se para responder à altura da confiança em nós depositada:
- O primeiro, o de um FC Porto dos Associados, respeitador da sua génese, representativo da emoção e amor de cada um por esta Instituição. Um Clube dos Sócios e para os Sócios;
- O segundo, o de um FC Porto vencedor, indomável, imortal, temido pelos seus adversários, que joga em cada campo e em cada modalidade para ganhar;
- O terceiro, o de um FC Porto moderno, arrojado, organizado, estruturado, transparente e financeiramente sustentável!
Todos amamos o FC Porto e todos o queremos no lugar onde ele merece estar. O Primeiro lugar sempre!
Na passada semana foi timbrada a letras de ouro uma das mais belas páginas da vida do Associativismo do nosso Clube.
O ato eleitoral de 27 de abril decorreu de forma exemplar e isso só foi possível pela dedicação inexcedível dos funcionários e colaboradores do FC Porto bem como dos presidentes e delegados às mesas e do esforço contagiante de muito gente que trabalhou afincadamente para que o mesmo corresse de forma ordeira e transparente.
Saúdo a direção irrepreensível do Presidente da Mesa da Assembleia Geral o Dr. Lourenço Pinto.
Nesse ato solene, democrático do qual tenho a certeza de que Vossa Excelência está honrado, foi feita história, pelo que, em nome de todos os Portistas, lhe agradeço a sua dedicação, emprenho e coragem.
Graças a ele, tomo hoje posse como o 32º Presidente do FC Porto.
Assumo este cargo, legitimado por um amplo apoio. Votaram neste ato eleitoral mais de 27.000 sócios, a maior votação de sempre da história do Clube.
Desse ato restou a força e a certeza de que, “Só Há um Porto”, aquele que nos define e aquele que defendemos.
Iremos lutar por este Clube juntos, do mesmo lado da barreira, de modo a vencermos todos, não só os que marcaram o passado, mas também os que marcarão o futuro!
Sinto-me honrado e orgulhoso por terem confiado e escolhido o nosso projeto para o Clube. De vós, Sócios, Adeptos e Simpatizantes, espero exigência e vontade de vencer.
De mim, de toda a minha equipa, garanto-vos empenho, dedicação e amor ao FC Porto. Estamos aqui apenas e só para o servir, com entrega de corpo e alma, com trabalho, com uma visão que nos transportará para a modernidade sabendo que o caminho será duro, mas com o vosso apoio triunfaremos.
Este dia convoca-nos também para um sentimento de grande emoção.
Não existem palavras para descrever ou até agradecer tudo o que fez pelo FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. O Presidente dos Presidentes não é metáfora! É memória, é respeito e gratidão, mas é sobretudo obra, vitória e glória.
Uma “folha de serviços” única, que traz consigo um pensar vivo e presente:
“Este é o FC Porto que vos deixo, cuidem dele”.
Jorge Nuno Pinto da Costa: assim o iremos fazer.
O seu legado é eterno e será sempre respeitado.
Quero agora deixar-vos umas palavras sobre o futuro.
Neste mundo em permanente mudança é exigida rápida capacidade de adaptação e resposta. O FC Porto está numa fase muito sensível da sua sustentabilidade futura. O caminho da sua recuperação será longo, mas essa é uma responsabilidade maior que encaramos com a força que é marca dos Portistas. O futuro é uma janela de oportunidades e de crescimento sustentado onde a criação de valor terá de ser obrigatoriamente maximizada.
Estamos prontos e temos uma visão clara e um projeto definido para o Clube. O rigor, a excelência e competência irão afirmar-se como a marca do nosso trabalho.
Uma palavra especial para as minhas equipas, ao Dr. António Tavares, ao Dr. Angelino Ferreira, ao Dr. Fernando Freire de Sousa, aos meus Vice-Presidentes e membros da Direção e aos demais órgãos sociais que compõem a direção eleita para este Quadriénio: estamos aqui para assumir responsabilidades com coragem e espírito de missão de forma a honrar com lealdade os valores deste Clube. Exijam de mim tal como eu vou exigir de vocês. O nosso esforço tem que obrigatoriamente ser contagiante. Tem de abraçar o Clube, os seus funcionários e os seus Associados e usar a sua força em prol do seu sucesso! Do seu bem maior!
Uma última palavra aos sócios. Este Clube é nosso e vai continuar a ser. Herdámo-lo dos nossos pais e avós, orgulhosos do que eles fizeram e os valores que nos passaram;
No presente, estamos aqui todos unidos a lutar para continuar a vencer. O nosso futuro - digo mesmo o nosso destino - é um dia, mais tarde entregá-lo ainda maior e mais vitorioso aos nossos filhos e netos.
A nossa missão é preparar equipas de uma forte identidade “Porto”, competentes, profissionais, formatadas para ganhar e que sabem superar-se e garantir que os nossos atletas entram em campo apenas e só com os olhos postos na vitória.
Este é um compromisso maior! Um Pacto de Sangue e Alma pelo Futebol Clube do Porto!
Não poderia deixar de terminar este discurso sem fazer um apelo ao bom senso da Administração da SAD do FC Porto! A vossa renúncia não seria jamais considerada um ato de fuga, mas sim, um ato nobre que vos elevaria.
O Clube não tem dois presidentes, tem um presidente eleito pela vontade expressa dos Sócios numa mudança. Atrasar o inevitável é adiar a construção de um FC Porto mais forte de futuro e estou seguro de que é isso que vossas Excelências desejam.
A todos os Associados do FC Porto, a todos os Portistas e Convidados aqui presentes o meu muito obrigado por tornarem este dia, um dia histórico do futuro do FC Porto!
Só Há um Porto!
Viva o FC Porto!
O 'filme' da tomada de posse dos novos órgãos sociais do FC Porto