Vídeo: O penálti não assinalado à Ucrânia que podia adiar presença da Itália no Euro
Jogadores da Ucrânia reclamam de um penálti não assinalado (IMAGO)

Vídeo: O penálti não assinalado à Ucrânia que podia adiar presença da Itália no Euro

INTERNACIONAL21.11.202310:51

Já nos descontos da segunda parte, os ucranianos reclamaram de um penálti que não foi assinalado

A Itália garantiu presença no EURO-2024 após um empate (0-0) com a Ucrânia. No entanto, a atual seleção campeã da Europa podia ter sido empurrada para os playoff, já que aos 90+3', os ucranianos ficaram a reclamar um penálti que não foi assinalado.

O lance ocorreu entre Bryan Cristante e Mykhailo Mudryk, depois do jogador do Chelsea chegar primeiro à bola. Os jogadores ucranianos reclamaram de imediato com a equipa de arbitragem, mas o árbitro mandou o jogo prosseguir e o VAR não viu motivos para reverter a decisão. 

Mykhailo Mudryk após o final do jogo com Itália (IMAGO)

«Pensei que era penálti, mas há um árbitro e o VAR, não somos nós que decidimos. O árbitro não foi chamado para verificar as imagens», comentou o selecionador ucraniano, Serhiy Rebrov, sobre o lance após o final do jogo. 

Anatoliy Trubin foi titular na seleção ucraniana, que terminou esta fase de qualificação com os mesmos 14 pontos que os italianos, que beneficiaram de um melhor registo de diferença de golos para terminarem na 2.ª posição do grupo, atrás de Inglaterra. 

Recorde-se que, antes deste jogo, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, comentou a possível ausência de Itália no EURO-2024: «A Itália deve-se qualificar para o EURO-2024, caso contrário será um desastre, a seleção italiana é demasiado importante, mas penso que irá vencer a Ucrânia».

Ucrânia ainda pode chegar ao EURO

Apesar de ter sido eliminada na fase-de-grupos de qualificação, a Ucrânia ainda pode chegar ao torneio do próximo verão através dos play-offs da Liga das Nações.

Esses incluem as equipas que tiveram o melhor desempenho na Liga das Nações e que ainda não garantiram a qualificação para o Europeu. 

De momento, 11 seleções já garantiram os lugares nesses play-offs, sendo elas: Ucrânia, Polónia, Estónia, Bósnia e Herzegovina, Israel, Finlândia, Islândia, Geórgia, Grécia, Luxemburgo e Cazaquistão. 

Esta terça-feira, Croácia e País de Gales irão decidir quem se qualifica diretamente para o torneio e quem terá de enfrentar estes play-offs.

0