27 junho 2024, 18:09
Veja aqui o onze de A BOLA da fase de grupos do Euro 2024 (fotogaleria)
Onze de luxo composto por jogadores de oito seleções e muitas surpresas
Onze repleto de estrelas conta com a presença de jogadores de cinco países; Espanha domina com cinco elementos
Exatemente um mês depois de ter começado, o Euro 2024 terminou. No último jogo da prova, a Espanha venceu a Inglaterra (2-1) e levou o troféu para casa Com o final do torneio, que se realizou em solo alemão, chega a altura de fazer uma análise à competição.
Como o leitor sabe, no final de cada jogo do Euro 2024, avaliámos (de 1 a 10) as exibições de cada jogador que participou na competição. Agora, terminados os 51 jogos da competição, fomos fazer a média das avaliações de todos os futebolistas que realizaram, pelo menos, quatro jogos na prova e apresentamos-lhe o onze ideal do Euro 2024 para A BOLA, que conta com dois internacionais portugueses.
Num 4x3x3 clássico e começando por trás, Gigi Donnarumma é o nosso guarda-redes. O guardião, que já tinha marcado presença no nosso onze ideal da fase de grupos, realizou grandes exibições e foi, claramente, o melhor elemento da seleção italiana, que teve uma prestação desapontante, sendo eliminada nos quartos de final, diante da Suíça (0-2).
Passando para o eixo defensivo, temos a presença de duas caras bem conhecidas dos portugueses. As prestações de Pepe e João Cancelo ao serviço da Seleção Nacional valeu-lhes um lugar neste onze. Destaque para Pepe que, com 41 anos, se tornou o jogador mais velho a atuar num Campeonato da Europa e mostrou ainda ter (muito) andamento para estas provas.
Ao lado dos internacionais lusos na defesa estão o campeão da Europa Daniel Carvajal e o suíço Manuel Akanji (que também esteve presente no onze da fase de grupos).
No meio campo, o nosso trinco é Granit Xhaka, que foi o motor da seleção helvética na caminhada até aos quartos de final. À sua frente, os espanhóis Dani Olmo, que foi um dos melhores marcadores do torneio, e Fabián Ruiz, que juntos encantaram os adeptos com as suas prestações no miolo de nuestros hermanos.
Finalmente, o ataque, onde temos os dois prodígios espanhóis nos extremos. Nico Williams, do lado esquerdo, e Lamine Yamal, do lado direito, são os nossos desequilibradores e, quem viu as suas exibições, irá concordar que estas escolhas não deixam qualquer margem para dúvidas.
A ponta de lança, uma das maiores revelações do torneio: Georges Mikautadze. O avançado georgiano termina o Euro 2024 como um dos melhores marcadores da competição, com três golos marcados, ajudando a Geórgia a ultrapassar a fase de grupos, de forma surpreendente. A seleção de Willy Sagnol viria a ser eliminada pela eventual campeã Espanha (1-4), nos oitavos, mas não deixou de ser uma das boas surpresas da 17.ª edição do Campeonato da Europa.
1.º - Média das avaliações dos jogadores (mínimo quatro jogos realizados);
2.º - Número de jogos;
3.º - Golos marcados (no caso dos guarda-redes, golos sofridos);
27 junho 2024, 18:09
Onze de luxo composto por jogadores de oito seleções e muitas surpresas