11 novembro 2024, 12:03
Varandas: «O João sempre demonstrou um conhecimento do jogo anormal para um jogador»
Presidente apresentou João Pereira como novo treinador do Sporting
Frederico Varandas acredita que o treinador vai crescer no clube e que «estará dentro de quatro ou cinco anos num dos clubes mais poderosos da Europa»
Frederico Varandas mostrou-se confiante na escolha de João Pereira como novo treinador do Sporting e garantiu que o clube vai protegê-lo e criar condições para que evolua como treinador, e possa seguir os passos de Rúben Amorim.
11 novembro 2024, 12:03
Presidente apresentou João Pereira como novo treinador do Sporting
«Hoje aqui estamos e, quase cinco anos depois, posso dizer que temos o mesmo sentimento que tinha exatamente nesta sala. Disse-o na altura, hoje sinto o mesmo: tenho muito poucas dúvidas de que João Pereira estará dentro de quatro ou cinco anos num dos clubes mais poderosos da Europa», defendeu, antes de assegurar que terá o que precisa em Alvalade.
«Vai encontrar um grupo de jogadores fabuloso, um capitão fabuloso, um staff fabuloso e, sobretudo, vai encontrar um Sporting que o vai proteger e permitir que cresça enquanto treinador. Por seu turno, o Sporting vai encontrar um treinador que vai continuar a fazer o clube crescer», sublinhou.
Questionado sobre a escolha, atirou: «Vai uma grande distância entre características teóricas e resultar. Disse que o João tinha caráter, competência, entendimento do jogo, mas o João tem mais duas características: coragem e muita confiança. Graças a Deus temos este legado da anterior equipa técnica, não vai entrar num clube mau onde nada tem a perder. Lançar um treinador num momento destes exige muita confiança na equipa e muita confiança do treinador em si e o João tem essa confiança a 100 por cento.»
Varandas foi também confrontado com o facto de esta ser uma aposta de alto risco. «Alto risco é decidirmos algo em que não acreditamos. Se me vai dizer que é mais barato, é, é bastante mais barato. O risco está exatamente no mesmo. Percebo a estupefação há cinco anos, de pagar 10 milhões por um treinador com 8 jogos na Liga, agora aposta num com 0 jogos na Liga. Se me perguntar se sinto algum risco, não, estou muito confortável e tranquilo.»
Na hora da escolha de João Pereira, Amorim «deu opinião». «Quando temos um treinador como Ruben Amorim, não podemos viver no presente, temos de estar sempre preparados para o que aí vem. Todos os anos ouvia-se que ele ia sair. No departamento de futebol é tudo simples, falamos todos a mesma linguagem, não é uma ciência oculta, foi sempre falado com o treinador e Amorim sempre percebeu qual era o nosso projeto e nunca duvidou da escolha. Se há coisa que o Amorim quer é ser campeão e que o Sporting continue a ganhar.»