Rui Borges iguala, para já, registo de Ivo Vieira em 2019/20, com quatro triunfos e zero golos sofridos; conquistadores preparam a 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, frente ao Zurique, que lidera a liga suíça
O início de temporada do Vitória de Guimarães está a ser bastante positivo e com contornos históricos. Nos primeiros quatro jogos oficiais da época - três para as pré-eliminatórias da Liga Conferência e a ronda inaugural da Liga -, os conquistadores mantêm um registo imaculado, somando apenas triunfos, e sem sofrer qualquer golo até ao momento.
Um arranque que apenas se compara com o alcançado em 2019/20, com Ivo Vieira no comando técnico, em que também se repetiram os três encontros de acesso, na altura à Liga Europa, e a primeira jornada do campeonato. As semelhanças são tantas que, para além do facto de manter a baliza inviolável, até o número de golos marcados é o mesmo, com nove apontados. No entanto, as coincidências não se ficam por aqui, pois os resultados foram exatamente os mesmos, ou seja, triunfos por 1-0, 4-0, 3-0 e 1-0, apenas se inverte a ordem destes dois últimos.
O registo histórico ganha ainda maior relevância, pois os vimaranenses apenas conseguiram passar os primeiros quatro jogos de uma temporada sem sofrer golos, em outras duas ocasiões. Em 1983/84, tendo registado um empate a zeros, e em 1968/69 com dois nulos na primeira e na quarta rondas da Liga.
Aos três triunfos na Liga Conferência, conquistadores somam mais um êxito, este na estreia na Liga. Nélson Oliveira fez o único golo da partida. Arouca bem tentou contrariar a superioridade dos visitantes
Porém, de forma a continuar a perseguir a história feita nessa temporada, o V. Guimarães tinha, agora, de ganhar por 6-0, na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, tal como fez com o Ventspils, da Letónia, naquela ocasião. Não sendo impossível, é altamente improvável, até porque, agora, os conquistadores vão disputar a segunda mão frente ao líder da liga suíça, após os resultados deste fim-de-semana.
O Zurique vem, então, ao Estádio D. Afonso Henriques, depois de ter vencido o Lausanne-Sport, por 2-0, e ter assegurado a primeira posição do campeonato helvético, com dez pontos. A missão da equipa, atualmente orientada por Rui Borges, é apenas a de garantir a presença no playoff do ‘caminho principal’ para Liga Conferência, esquecendo os recordes, mas com o objetivo de manter o registo vitorioso, em mais uma partida diante do seu público.
Por seu lado, o Vitória vai continuando a preparação para a receção aos suíços, continuando apenas com a ausência do médio João Mendes que ainda recupera da intervenção cirúrgica ao tornozelo esquerdo. Esta quarta-feira, a sessão de treino matinal (10 horas) é aberta aos órgão de comunicação social durante 15 minutos, sendo que Rui Borges faz a antevisão à partida por volta das 13 horas. Já Ricardo Moniz, treinador do Zurique, fala aos jornalistas às 17.30 horas e a equipa faz o habitual treino de adaptação, no Estádio D. Afonso Henriques, às 18 horas.