V. Guimarães: muralha defensiva começa a ganhar forma no castelo
Vitória de Guimarães. Foto: HUGO DELGADO/LUSA

V. Guimarães: muralha defensiva começa a ganhar forma no castelo

NACIONAL27.12.202318:28

Trio de centrais é o mesmo há seis jogos consecutivos. Sete golos sofridos durante esse período, mas apenas uma derrota. Álvaro Pacheco procura consistência no setor mais recuado

Com o ataque num bom momento, Álvaro Pacheco procura a consistência defensiva que faça do Vitória de Guimarães uma equipa mais equilibrada e que possa manter-se nas proximidades dos primeiros lugares da tabela classificativa. Aparentemente, o trio de centrais está encontrado e tem dado os seus frutos. 

O treinador, de 52 anos, assumiu o cargo há dez jogos (8 de outubro) e depois de ter utilizado os jogadores que vinham jogando com Paulo Turra - o seu antecessor -, Álvaro Pacheco fez uma opção na receção ao FC Porto e nunca mais abdicou da mesma. Até à jornada 11, frente aos azuis e brancos, o setor mais recuado foi, na maioria das vezes, composto por Jorge Fernandes, Manu Silva e Tomás Ribeiro. Mas uma lesão de Manu e a aposta clara em Toni Borevkovic resultaram no mesmo trio há seis partidas consecutivas.

Nesta meia-dúzia de jogos, o Vitória de Guimarães sofreu sete golos, sendo que foram dois frente aos leões, mas tal como nesse jogo, ganhou quatro, empatou um e perdeu no já referido confronto com os dragões. Melhor dado ainda é que frente ao Rio Ave, no último encontro, ficou finalmente com a ficha limpa, tendo vencido por 1-0.

Recorde-se, igualmente, que Tomás Ribeiro também não iniciou a temporada como titular, sendo que chegou mais perto do final do mercado de transferências e que Mikel Villanueva - lesionado desde o início de setembro - era o dono do lugar como o central pela esquerda, já que é canhoto.

A incorporação do defesa croata, de 26 anos, tem dado maior consistência e as suas exibições demonstram que o treinador estava certo. Apesar da derrota (frente ao FC Porto) logo na estreia absoluta na presente temporada, Borevkovic jogou com uma enorme naturalidade e chefiou a defesa como ninguém. Algo que repetiu em mais um jogo grande - vitória por 3-2 com o Sporting -, no qual conseguiu travar com sucesso o possante Vyktor Gyokeres.

Um jogador que passou um longo calvário com várias lesões que o levaram a ter temporadas (nomeadamente as últimas duas) muito intermitentes, mas que está a revelar-se, agora, uma mais-valia. Tal como referiu em entrevista ao A Bola, o central pretende mostrar aos adeptos vimaranenses o seu verdadeiro potencial.

«Não esperava jogar com o FC Porto mas o mister deu-me toda a confiança»

22 novembro 2023, 09:36

«Não esperava jogar com o FC Porto mas o mister deu-me toda a confiança»

Toni Borevkovic aborda a sua estadia ao serviço do Vitória, com incidência na sua estreia esta época, na jornada transata, que até o próprio surpreendeu. O croata é exigente consigo mesmo, gosta do sistema de três centrais e do treinador Álvaro Pacheco. E está rendido a um dos grandes de Portugal, que logo percebeu ser um clube diferente

Jogo solidário com velhas guardas

O Vitória de Guimarães vai organizar um jogo solidário, no próximo sábado, às 15 horas, no Campo 1 da Academia do Clube. A equipa de Veteranos vai defrontar a Associação Vitória Sempre, numa partida que tem como intuito a recolha de bens para animais. Uma oportunidade de juntar muitos adeptos, já que a equipa principal não joga este fim de semana, por ter antecipado a 15.ª jornada da Liga.

Ao público que visite a Academia vimaranense para assistir ao jogo e passar a tarde junto de velhos conhecidos, pede-se que levem utensílios que possam ser distribuídos pela Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães.