V. Guimarães: Jota Silva à procura de fazer ainda melhor
Jota Silva marcou o segundo golo do Vitória de Guimarães. Foto MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

V. Guimarães: Jota Silva à procura de fazer ainda melhor

NACIONAL08.04.202419:59

Quinto golo consecutivo no Campeonato coloca avançado na perseguição a Banza; já está na melhor época de sempre em influência direta nos tentos obtidos pela sua equipa; temporada de sonho até ao momento.

Jota Silva está, realmente, a efetuar uma temporada de sonho, sendo que a maior prova disso mesmo foi a recente convocatória, e com estreia, à Seleção Nacional, por parte de Roberto Martínez. O avançado, de 24 anos, atravessa um bom momento, pois está num ciclo de cinco encontros consecutivos a marcar para a Liga.

Desde a jornada 24, na deslocação do Vitória de Guimarães ao reduto do Estoril que Jota Silva tem andado a faturar sempre, com um golo por jogo, já lá vão cinco rondas seguidas. Com este registo, já é o segundo a marcar com maior regularidade, tendo agora o recorde de Simon Banza (SC Braga) - faturou em sete jornadas consecutivas - como um dos seus objetivos para este final de temporada.

O internacional português conta com influência direta em 22 golos, dos 59 apontados pelo V. Guimarães, sendo a sua época mais prolífera neste aspeto, pois igualou os 15 golos obtidos em 2018/19 ao serviço do Sousense, mas já ultrapassou as cinco assistências que realizou na altura, tendo sete neste momento e, exatamente, com os mesmos números de encontros (35) com que terminou essa temporada. Ou seja, ainda restam, no mínimo, mais sete jogos - possibilidade de haver mais um caso os vimaranenses atinjam a final da Taça de Portugal - e, por isso, Jota ainda vai tempo de melhorar bastante o seu máximo anterior.

Até porque, a sua utilização também impressiona e ao longo da passagem de três treinadores. Jota Silva apenas não foi utilizado numa partida, na jornada 22, frente ao Portimonense, devido a castigo por acumulação de cartões amarelos. O jogador português participou em 36 dos 37 jogos realizados pelo Vitória e apenas foi suplente em um desses encontros.

Com estes números, o avançado também já aponta a uma ultrapassagem a nomes como os de Estupiñan (16 golos), Saganowski (16) e Raphinha (18), tendo igualmente a meta de chegar às duas dezenas de golos numa só época, o que o tornaria no melhor marcador dos conquistadores - em temporada única - dos últimos 20 anos.