Avançado aguarda a convocatória desta terça-feira para o Euro-2024; jogador mais utilizado do plantel na presente temporada; saída do castelo este verão é cenário provável
O plantel do Vitória de Guimarães já foi praticamente todo de férias, após uma temporada em que entrou para a história do clube, pois terminou a Liga com 63 pontos, sendo o máximo alguma vez alcançado pelos conquistadores. Jota Silva contribuiu e muito para este sucesso e, juntamente com alguns jogadores que efetuam tratamento médico, continua pela cidade à espera da convocatória desta terça-feira de Roberto Martínez, selecionador nacional, para o Campeonato da Europa deste verão, na Alemanha.
Com o alargar das listas para 26 jogadores, o avançado dos vimaranenses mantém a esperança de poder fazer parte dos convocados, mas A BOLA sabe que o Jota também reconhece que tem forte concorrência para o lugar. Assim, Jota Silva parte de férias somente depois de ouvir os nomes selecionados para o torneio europeu, sendo que, se for convocado, fica sem descanso, pois o Euro-2024 termina a 14 de julho.
Por esta data, o V. Guimarães já terá regressado aos treinos, pois tem a 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência a 25 desse mês.
Selecionador nacional diz estar a ter «uma boa conversa» com vários treinadores, para discutir se a convocatória da competição deve passar de 23 para 26 jogadores
Em relação ao seu futuro, segundo A BOLA apurou, o extremo de 24 anos está tranquilo relativamente ao que poderá suceder com a abertura do mercado de transferências de verão, sendo que o mais provável é mesmo uma saída do castelo.
Ainda não há propostas concretas, mas os clubes que têm estado atentos a Jota - West Ham, Sporting e Benfica - podem avançar com as suas intenções no decorrer das próximas semanas.
O avançado, em cerca de um ano, segundo a plataforma Transfermarkt, valorizou 3,5 milhões de euros, passando de uma avaliação de 1,5 M€ em junho de 2023 para a atual, de 5 M€. Para isso, muito contribuíram os 15 golos e sete assistências com que terminou a temporada e o facto de ter sido o jogador mais utilizado do plantel dos conquistadores, tendo participado em 42 dos 43 jogos da equipa. Juntando os minutos somados nos jogos pela Seleção Nacional, totaliza 3.488 minutos realizados nesta temporada que está a findar.