Umaro Embaló celebra o golo contra o FC Porto. (Foto: Fernando Veludo/Lusa)

V. Guimarães: Embaló com perspetiva de passar de suplente goleador a titular na Europa

Extremo marcou pelo segundo jogo consecutivo, partindo do banco de suplentes; primeira titularidade nos conquistadores ganha força para o confronto da Liga Conferência com os espanhóis do Bétis

O dom do golo, pelo menos enquanto sénior, não é aquilo que distingue Umaro Embaló, ao logo da sua, ainda precoce, carreira. Mas, nos dois últimos encontros do V. Guimarães saltou do banco para ser decisivo, garantindo um ponto na complicada deslocação ao Estádio do Dragão e assegurando a conquista de três pontos, assim como o regresso aos triunfos da sua equipa, na receção ao Casa Pia.

Assim, nas quatro utilizações que soma ao serviço dos minhotos, desde que chegou no mercado de janeiro, cedido pelos neerlandeses do Fortuna Sittard, o avançado, de 23 anos, já apontou dois golos, em somente 99 minutos. Tendo em conta que o seu melhor registo remonta à temporada 2021/22 com quatro tentos, ao serviço do Benfica B, já vai bem encaminhado para o recorde pessoal.

Sendo um jogador veloz e que, normalmente, é utilizado a partir de umas das faixas, Embaló sempre foi mais prolífero a servir os seus companheiros. O número mais impressionante é exatamente, na época supra citada pela equipa B das águias, com um total de 12 assistências para golo.

Depois de uma primeira metade de temporada, em que só fez onze minutos pelo clube dos Países Baixos, Umaro Embaló ganha uma segunda vida no castelo, orientado por um treinador que conhece bem, pois já trabalhou com Luís Freire, no Rio Ave, na época transata. Ainda não teve a oportunidade de ser titular, mas aquilo que tem mostrado neste curto período de tempo e na condição de suplente, pode indicar um lugar no onze já esta quinta-feira no confronto do Vitória de Guimarães com o Bétis, nos oitavos de final da Liga Conferência.

Até porque os conquistadores, podendo apenas inscrever três nomes para esta fase a eliminar da competição europeia, e tendo contratado cinco novos jogadores no mercado de inverno, deixaram de fora o central Filipe Relvas e o extremo Vando Félix. Este último foi titular nos dois últimos encontros e, como não pode ser utilizado na Europa, a porta abre-se para a estreia no onze de Umaro Embaló, precisamente para o lugar do jovem adquirido ao Torreense.

No entanto, Luís Freire também deu sinais de que Telmo Arcanjo, igualmente substituído ao intervalo, tal como Vando, neste encontro com o Casa Pia, pode ser relegado para a condição de suplente, promovendo o regresso de Nuno Santos ao onze para a deslocação, complicada, até Sevilha.