V. Guimarães-Celje: um prato para servir frio na procura do regresso aos triunfos
Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães. Imagem: Estela Silva/Lusa

Antevisão V. Guimarães-Celje: um prato para servir frio na procura do regresso aos triunfos

Conquistadores são a primeira equipa portuguesa a disputar a Liga Conferência e na estreia defrontam um velho conhecido; sem vencer há duas partidas, vimaranenses procuram voltar ao caminho certo

No Estádio D. Afonso Henriques, esta quarta-feira, às 15.30 horas, o Vitória de Guimarães é o representante da estreia portuguesa na Liga Conferência. O sorteio ditou que o primeiro adversário, neste novo formato de liga em que cada equipa faz seis jogos, fosse o NK Celje, da Eslovénia, ou seja, um velho conhecido dos conquistadores. Na temporada transata, logo na 2.ª pré-eliminatória, os vimaranenses foram eliminados pelos eslovenos, no desempate por grandes penalidades e, por isso, há um sentimento de ajuste de contas entre os adeptos, sendo que para a equipa um triunfo representa entrar da melhor forma nesta competição e regressar às vitórias, após dois jogos sem ganhar.

Uma partida que conta com a arbitragem de uma equipa belga, com Lothar D'hondt como árbitro principal que vai ser assistido por Romain Devillers e Nico Claes, sendo que no VAR vai estar Bram Van Driessche.

V. Guimarães

Os conquistadores são a primeira equipa portuguesa a disputar a fase regular da Liga Conferência, porém partem para este palco após dois jogos consecutivos em que não conseguiram a vitória. Depois do triunfo no dérbi do Minho, em casa do rival SC Braga, por 2-0, os vimaranenses foram derrotados, em casa, pelo FC Porto (0-3) e empataram a uma bola na deslocação ao reduto do Casa Pia.

Nestas duas partidas destaque para o facto de o V. Guimarães não ter feito qualquer golo, pois a tento do empate a uma bola frente aos gansos, na 7.ª jornada da Liga, resultou de um autogolo de João Goulart.

No entanto, estes dados em nada preocupam Rui Borges que na antevisão à partida apenas pediu a mesma ambição e entrega aos seus jogadores. O treinador ainda destacou que é importante entrar com um triunfo, especialmente, com a estreia em casa. Apenas o central português Jorge Fernandes não está disponível para este encontro.

Sistema: 4x3x3

Onze provável: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Toni Borevkovic, Mikel Villanueva e João Mendes; Tomás Handel, Tiago Silva e Nuno Santos; Kaio César, João Mendes Saraiva e Nélson Oliveira.

Castigados: Nada a registar

Lesionado: Jorge Fernandes

Figura: Tiago Silva

O médio, de 31 anos, está num bom momento, especialmente, nas assistências para golo. Neste início de temporada, o jogador português já contabiliza seis passes certeiros para os companheiros faturarem, sendo que quatro deles foram feitos nas pré-eliminatórias desta Liga Conferência. Um batedor exímio de bolas paradas (livres e cantos) que pode fazer a diferença nesta partida.

O que disse Rui Borges: “O discurso do jogo a jogo será sempre, isso é certo. Mas, temos objetivos, pois a equipa tem mostrado ambição e desejo. Muita tranquilidade, pensar no que o adversário vai fazer. Mudar um pouco o chip, em termos mentais, mas sempre com o foco na vitória.”

NK Celje

A equipa eslovena visita Guimarães, depois de uma derrota na sua Liga, na visita ao NK Bravo, por 2-3. Neste momento, o NK Celje ocupa a sexta posição com 17 pontos, mas a temporada deste plantel já vai longa, pois soma 19 partidas e tudo começou a 10 de julho, nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

Ainda com o croata Damir Krznar como treinador avançou para a 2.ª pré-eliminatória da Champions, mas depois foi eliminado pelo Slovan Bratislava, sendo que na 2.ª mão já estava sob o comando do atual técnico, o espanhol Albert Riera. Daí caiu para a a 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa e foi eliminado pelo Shamrock Rovers. Já no playoff desta Liga Conferência eliminou o Pyunik, da Arménia.

Os resultados melhoraram, após a elevada intensidade de jogos, com um empate e quatro triunfos, até esta última derrota que antecedeu esta partida frente ao Vitória de Guimarães.

Sistema: 4x3x3

Castigados: nada a registar

Lesionados: nada a registar

Figura: Armandas Kucys

O ponta-de-lança lituano é o melhor marcador da equipa, com seis golos em 15 utilizações. Já apontou dois no playoff da Liga Conferência e quatro na liga doméstica. Com apenas 21 anos destaca-se pela sua estampa física, pois tem 1,94 metros de altura, o que pode ser incómodo para a defensiva vimaranense. É a referência da equipa quando procura o jogo mais direto, tendo igualmente a missão de abrir espaços para os extremos.

O que disse Albert Riera: “Analisámos várias coisas. O V. Guimarães é favorito, mas, no futebol, isso apenas conta no papel. Estão a começar bem a época, com boas sensações. Vão jogar perante o seu público, mas sentimos uma pressão agradável.”

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Este capítulo resume-se aos confrontos realizados na temporada transata, na 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Uma vitória para cada lado, com o Vitória de Guimarães a triunfar fora, por 4-3, e a perder em casa, por 0-1. No desempate por penáltis, os eslovenos levaram a melhor e deixaram os conquistadores pelo caminho, nas competições europeias.