ANTEVISÃO Um bem interessante Ucrânia-Inglaterra em Wroclaw e mais seis jogos para acompanhar
Sete jogos de qualificação marcados para este sábado, com destaque para a visita da Inglaterra à casa (provisória) da Ucrânia em Wroclaw e também para o Macedónia do Norte do mesmo Grupo F.
Grupo F
Azerbaijão-Bélgica
A Bélgica parte como clara favorita para o jogo no Azerbaijão, pois os homens da casa levam já duas derrotas (1-4 na Áustria e 0-5 nas Suécia) e um empate (1-1 em casa com a Estónia) nos três jogos já realizados do Grupo F. Os belgas, por seu lado, têm dois triunfos (3-0 na Suécia e na Estónia) e apenas um empate (em casa com a Áustria). A diferença de golos das duas equipas diz quase tudo sobre o rendimento de ambas: 7-1 para os belgas, 2-10 para os azeris.
Talvez um pouco mais equilibrado do que o outro jogo do Grupo F, mas, mesmo assim, a Suécia parece reunir alguma dose de favoritismo na deslocação à Estónia. Ambas as Seleções sofreram já dois desaires (suecos em casa com a Bélgica por 0-3 e na Áustria por 0-1; estonianos também 0-3 em casa com a Bélgica e 1-2 igualmente na Áustria). A diferença de pontuação está no triunfo da Suécia em casa com o Azerbaijão por 5-0 e no empate da Estónia no Azerbaijão por 1-1).
Grupo C
Talvez seja o jogo mais interessante da jornada de hoje. A Inglaterra segue na liderança do Grupo C com quatro vitórias em quatro jogos (15-1 em golos) e desloca-se a Wroclaw (casa provisória da Ucrânia, devido à guerra) para defrontar o vice-líder. Os ucranianos soma duas vitórias e uma derrota (0-2 com a Inglaterra, em Wembley, nas jornadas de março). Se a equipa de Harry Kane voltar a bater a Ucrânia, dará passo quase decisivo para estar no Alemanha-204, pois passará a ter nove pontos de vantagem sobre a Ucrânia e, eventualmente, sobre Itália ou Macedónia do Norte.
Macedónia do Norte-Itália
A Itália, campeã da Europa em título, leva apenas dois jogos no Grupo C, mas as coisas não lhe estão a correr como desejariam os tiffosi, pois perdeu em casa com a Inglaterra (1-2 em março) e ganhou, de forma algo sofrida, em Malta. Estando dois lugares em aberto para a qualificação direta para o Alemanha-2024 e com a Inglaterra bem destacada na frente, resta à equipa liderada por Luciano Spaletti, em estreia no comando da squadra azzurra, ganhar na Macedónia do Norte para se colar, eventualmente, à Ucrânia noi 2.º lugar do Grupo. Os macedónios, em caso de triunfo, poderão aspirar também ao 2.º lugar, embora tenham, de momento, mais um jogo que os italianos.
Grupo I
Roménia-Israel
Outro jogo bem interessante da jornada de hoje: segundo a receber o terceiro, separados por apenas um ponto. Se os romenos vencerem, consolidarão a vice-liderança e ficarão bem mais perto da qualificação para o Alemanha-2024 (estiveram em cinco fases finais de Europeus: 1984, 1996, 2000, 2008 e 2016). Os israelitas sonham em marcar presença pela primeira vez numa fase final de um Campeonato da Europa. E em Mundiais só estiveram no México-1970.
Andorra-Bielorrússia
Talvez um dos jogos mais desinteressantes do dia. Andorra é última com um ponto em quatro jogos (empate no Kosovo) e a Bielorrússia está no 4.º lugar com três pontos (bateu em casa o Kosovo). Nenhuma das duas Seleções ambicionará mais do que somar uns pontinhos ao fraquíssimo pecúlio que possuem.
Kosovo-Suíça
Qualquer resultado que não seja a vitória da Suíça no Kosovo, será surpreendente. A equipa da casa soma dois empates em casa (Roménia e Andorra) e não parece ter tarefa fácil na receção ao líder do grupo. A Suíça comanda com mais dois pontos que a Roménia e, por isso, dado que os romenos recebem Israel (2.º contra 3.º), poderá consolidar a liderança no Grupo I.