Último carrasco portista no Minho foi... Sérgio Conceição
Passagem por Guimarães (também) foi marcante na carreira de Sérgio Conceição. Seguiu-se uma aventura no Nantes (França), antes da chegada ao FC Porto, clube onde tem escrito páginas de ouro no seu percurso. Foto: ASF/Pedro G. Lima

Último carrasco portista no Minho foi... Sérgio Conceição

NACIONAL09.11.202323:00

Atual treinador do FC Porto orientava o Vitória quando os dragões baquearam em Guimarães, na época 2015/2016; daí para cá… sete jogos e outras tantas vitórias para a Liga

As mais recentes deslocações do FC Porto ao terreno do Vitória de Guimarães têm sido bastante profícuas, no campeonato. Olhando aos jogos para a Liga realizados no Minho, os dragões apresentam um saldo extremamente positivo desde a época 2016/2017. 

Logo a começar por essa temporada. Com Nuno Espírito Santo ao leme, os azuis e brancos regressaram da cidade-berço com os três pontos na bagagem, fruto dos golos de Tiquinho Soares e Diogo Jota (2-0). Daí para cá, a história deste clássico entre dragões e conquistadores têm tido sempre um denominador comum: Sérgio Conceição.

O antigo internacional português cumpre a sétima temporada consecutiva ao leme dos portistas, o que significa que liderou a equipa em Guimarães nas últimas seis e com registo quase cem por cento vitorioso. Iván Marcano apontou o tento do triunfo (1-0) em 2017/2018, na época seguinte houve o único empate da era Conceição e Jesús Corona, Alex Telles, Tiquinho Soares e Luis Díaz pintaram a goleada (4-0) em 2019/2020. Taremi (2) e Luis Díaz foram os autores dos golos do triunfo (3-2) em 2020/2021, e João Mário apontou o tento solitário na última temporada (1-0).

Serve isto para salientar que a última derrota na Liga dos azuis e brancos no D. Afonso Henriques foi há quase sete anos: em janeiro de 2017, na 18.ª ronda da Liga 2015/16, triunfo por (1-0), golo de Bouba Saré. 

A curiosidade maior reside no facto de, à época, o treinador dos vitorianos ser Sérgio Conceição —  Rui Barros, que fazia a transição após a saída de Julen Lopetegui e antes da entrada de José Peseiro, estava no banco azul e branco. 

Sete treinadores tentaram, entretanto, repetir o feito de Sérgio Conceição no Vitória: Pedro Martins, José Peseiro, Luís Castro (empatou), Ivo Vieira, João Henriques, Pepa e Moreno. Mas o último técnico do Vitória a ganhar ao FC Porto no Berço foi mesmo Conceição.

Álvaro Pacheco tem sido um bom 'cliente'

Se o histórico de Sérgio Conceição ao leme dos dragões em jogos frente ao Vitória de Guimarães está assente em bastante sucesso, o cenário relativamente aos duelos entre o técnico portista e Álvaro Pacheco alinha pelo mesmo diapasão.

Álvaro Pacheco está há pouco mais de um mês no comando técnico do Vitória

É certo que Pacheco apenas esta temporada rumou ao Vitória de Guimarães – foi apresentado no passado dia 4 de outubro, sucedendo no cargo a Paulo Turra -, mas nas duas épocas anteriores o atual líder do balneário dos vitorianos não foi (nada) feliz nos embates com Sérgio Conceição: seis jogos… seis derrotas.

Em 2022/2023, ao leme do Vizela, Álvaro Pacheco perdeu com o FC Porto por três ocasiões: 0-1 e 0-2, em jogos para a Liga, e 0-4, numa partida referente à 3.ª jornada do Grupo A da Taça da Liga.

Na temporada anterior, também com Pacheco a orientar os vizelenses, mais três desaires com os azuis e brancos: 0-4 e 2-4 para a Liga, e 1-3 num duelo dos quartos de final da Taça de Portugal. Contas feitas, Sérgio Conceição é feliz frente ao Vitória e frente a Álvaro Pacheco.

Sérgio Conceição está a cumprir a sétima temporada ao serviço dos dragões e tem tido muitos motivos para festejar. Já conquistou 10 títulos e é o treinador com mais jogos e mais vitórias da história do FC Porto