Jota Silva despede-se do Vitória de Guimarães. Imagem: Twitter Vitoria SC

Último adeus de Jota ao Vitória de Guimarães

Avançado internacional português esteve na Academia dos vimaranenses para se despedir grupo antes da partida em definitivo para Inglaterra, para se juntar ao Nottingham Forest...

Agora, sim, a despedida ao vivo que faltava. Jota Silva, que assinou recentemente com os ingleses do Nottingham Forest, esteve na manhã desta sexta-feira na Academia do Vitória de Guimarães para dizer o último adeus à casa onde passou as duas últimas temporadas.

Nas imagens partilhadas nas redes sociais do Vitória de Guimarães, é possível assistir a momentos de grande cumplicidade entre os jogadores, com abraços sentidos. Plantel e staff captaram ainda uma última fotografia no relvado do centro de treinos do Vitória em que Jota Silva e Bruno Varela seguram a camisola 83, que pertencia a Jota Silva.

Jota Silva, de 25 anos, terá agora pela frente a sua primeira aventura no estrangeiro, devia ter marcado presença no encontro de quinta-feira, referente à segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, para se despedir pessoalmente dos adeptos, mas o voo proveniente do Reino Unido atrasou-se e não chegou a tempo de assistir à qualificação dos vitorianos para a seguinte fase da terceira prova de clubes da UEFA. Ao intervalo da partida com o Floriana, um vídeo com uma mensagem emotiva do jogador foi transmitida no Estádio D. Afonso Henriques.

«Fica difícil despedir-me de uma casa à qual me habituei a chamar de minha. Passei este tempo todo a chamar-vos de família e é isso que eu levo daqui», disse, entre lágrimas, o internacional português. Sim, o jogador não esqueceu esse momento, em que se estreou com as cores da seleção nacional, em março passado, contra a Suécia, precisamente em Guimarães, destacando que não seria possível sem a ajuda do clube.

«Agradecer aos meus colegas por tudo que fizeram por mim, agradecer-vos a vocês que nunca deixaram que o apoio nos faltasse. Fizeram com que eu cumprisse o sonho de criança aí, que pudesse defender o meu país. Foi nesse estádio que consegui concretizar isso.»

Jota Silva, recorde-se, assinou até 2028 com os ingleses, com a equipa orientada por Nuno Espírito Santo a pagar 7 milhões de euros, sendo que o negócio pode atingir os 12 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.

Jota deixa a cidade berço depois de 63 jogos, 13 golos e 15 assistências na primeira divisão do futebol nacional. Na época passada, o jogador natural de Gondomar fez parte do melhor onze da Liga. Além do Vitória de Guimarães, o jogador conta com passagens por Sousense, Paços de Ferreira, Sporting de Espinho, Leixões e Casa Pia.

Gustavo da Silva, jogador que esteve emprestado pelo Comercial ao Nacional nas duas útimas épocas, deverá ser o substituto de Jota Silva no ataque da equipa comandada por Rui Borges.