Último adeus de Jota ao Vitória de Guimarães
Jota Silva despede-se do Vitória de Guimarães. Imagem: Twitter Vitoria SC

Último adeus de Jota ao Vitória de Guimarães

NACIONAL02.08.202417:47

Avançado internacional português esteve na Academia dos vimaranenses para se despedir grupo antes da partida em definitivo para Inglaterra, para se juntar ao Nottingham Forest...

Agora, sim, a despedida ao vivo que faltava. Jota Silva, que assinou recentemente com os ingleses do Nottingham Forest, esteve na manhã desta sexta-feira na Academia do Vitória de Guimarães para dizer o último adeus à casa onde passou as duas últimas temporadas.

Nas imagens partilhadas nas redes sociais do Vitória de Guimarães, é possível assistir a momentos de grande cumplicidade entre os jogadores, com abraços sentidos. Plantel e staff captaram ainda uma última fotografia no relvado do centro de treinos do Vitória em que Jota Silva e Bruno Varela seguram a camisola 83, que pertencia a Jota Silva.

Jota Silva, de 25 anos, terá agora pela frente a sua primeira aventura no estrangeiro, devia ter marcado presença no encontro de quinta-feira, referente à segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, para se despedir pessoalmente dos adeptos, mas o voo proveniente do Reino Unido atrasou-se e não chegou a tempo de assistir à qualificação dos vitorianos para a seguinte fase da terceira prova de clubes da UEFA. Ao intervalo da partida com o Floriana, um vídeo com uma mensagem emotiva do jogador foi transmitida no Estádio D. Afonso Henriques.

«Fica difícil despedir-me de uma casa à qual me habituei a chamar de minha. Passei este tempo todo a chamar-vos de família e é isso que eu levo daqui», disse, entre lágrimas, o internacional português. Sim, o jogador não esqueceu esse momento, em que se estreou com as cores da seleção nacional, em março passado, contra a Suécia, precisamente em Guimarães, destacando que não seria possível sem a ajuda do clube.

«Agradecer aos meus colegas por tudo que fizeram por mim, agradecer-vos a vocês que nunca deixaram que o apoio nos faltasse. Fizeram com que eu cumprisse o sonho de criança aí, que pudesse defender o meu país. Foi nesse estádio que consegui concretizar isso.»

Jota Silva, recorde-se, assinou até 2028 com os ingleses, com a equipa orientada por Nuno Espírito Santo a pagar 7 milhões de euros, sendo que o negócio pode atingir os 12 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.

Jota deixa a cidade berço depois de 63 jogos, 13 golos e 15 assistências na primeira divisão do futebol nacional. Na época passada, o jogador natural de Gondomar fez parte do melhor onze da Liga. Além do Vitória de Guimarães, o jogador conta com passagens por Sousense, Paços de Ferreira, Sporting de Espinho, Leixões e Casa Pia.

Gustavo da Silva, jogador que esteve emprestado pelo Comercial ao Nacional nas duas útimas épocas, deverá ser o substituto de Jota Silva no ataque da equipa comandada por Rui Borges.