Sporting-Nacional, 2-0 Ulisses e companhia compensaram nulidade ofensiva (destaques)
Defesas dos madeirenses cumpriram muito bem a sua tarefa, anular o ataque do Sporting, incluindo Viktor Gyokeres, mas faltou inspiração no ataque para discutir o resultado
Figura do Nacional: Ulisses Wilson (6)
Central brasileiro ocupou o lado direito do trio defensivo, ao lado de Zé Vítor e Matheus Dias, que descia do meio-campo para o centro da defesa, e juntos conseguiram anular Viktor Gyokeres e companhia. Muito desinspirados os jogadores do Sporting, mas também foi culpa da boa exibição defensiva dos madeirenses, principalmente de Ulisses, constantemente em cima dos seus oponentes.
Uma primeira parte quase perfeita do Nacional, a nível defensivo, quase porque Trincão abriu o marcador em Alvalade com um golaço, do meio da rua. Individualmente, ninguém teve culpa, principalmente Lucas França, que não teve qualquer hipótese, mas o bloco estava demasiado baixo e foi Bruno Costa a não conseguir evitar o remate do compatriota.
Segundos depois, Labidi, inadvertidamente, colocou a bola nos pés de Gyokeres, que foi anulado pelo trio defensivo, Ulisses, Zé Vitor e Matheus Dias (José Gomes e Gustavo Garcia também cumpriram) durante todo o encontro, e foi o guarda-redes brasileiro quem salvou a sua equipa, com uma grande defesa, em cima do intervalo.
Tagueu e Paulinho, dois reforços de inverno, entraram para a segunda parte, mas também não conseguiram acrescentar muito ao ataque dos forasteiros. Luís Esteves e Bruno Costa tentaram trazer posse de bola para a equipa de Tiago Margarido, que falhou demasiados passes durante o encontro e, por isso, não conseguiu criar qualquer oportunidade de perigo. O que falhou ofensivamente, compensou defensivamente, mas faltou inspiração no ataque para discutir o resultado.
Em cima do minuto 90, desconcentração defensiva resultou no segundo golo leonino, com Zé Vítor a ser ultrapassado por Geny e a desviar o seu passe diretamente para os pés de João Simões, ficando, naturalmente, marcado no golo.
As notas dos jogadores do Nacional:
Lucas França (5), Gustavo Garcia (5), Zé Vítor (5), Ulisses Wilson (6), José Gomes (5), Bruno Costa (5), Matheus Dias (5), Labidi (4), Luís Esteves (5), Dudu (4), Isaac (3), Paulinho (4), Joel Tagueu (4), Daniel Penha (-), João Aurélio (-) e André Sousa (-)