UEFA suspende jogador da Albânia por cânticos contra macedónios e sérvios
Após o empate a dois diante da Croácia, o internacional albanês Mirlind Daku, com o auxílio de um megafone, iniciou cânticos anti-macedónios e sérvios e foi, agora, punido pela UEFA.
O organismo determinou que o avançado irá falhar os próximos dois jogos da sua seleção, sendo que já não irá ser opção para defrontar a Espanha na última jornada da fase de grupos do Euro 2024, nesta segunda-feira, às 20h (hora portuguesa).
🇦🇱⚽️ UEFA has banned Albania's forward Mirlind Daku for two games at Euro 2024 after he led fans in anti-Serbian and anti-Macedonian chants following the match against Croatia.
— kos_data (@kos_data) June 23, 2024
He won't play in Albania's game against Spain, which is crucial for Albania's qualification into the… pic.twitter.com/BBQzMqf76n
A UEFA informou que os seus juízes disciplinares consideraram Daku culpado de «não cumprir os princípios gerais de conduta, por violar as regras básicas de conduta decente, por utilizar eventos desportivos para manifestações de natureza não desportiva e por desacreditar o desporto do futebol».
O organismo que tutela o futebol europeu também condenou a Federação Albanesa a pagar 47.250 mil euros por acontecimentos ocorridos no mesmo jogo, onde os seus adeptos entoaram um slogan anti-sérvio. A Federação Sérvia chegou, mesmo, a ameaçar que abandonaria o torneio, caso a UEFA não punisse os incidentes.