UEFA decide esta quarta-feira punição para o Benfica
Pirotecnia é um dos principais motivos (Maciej Rogowski/IMAGO)
Foto: IMAGO

UEFA decide esta quarta-feira punição para o Benfica

NACIONAL22.11.202308:00

Em causa o arremesso de pirotecnia dentro do estádio da Real Sociedad, que pode custar multa elevada, ausência de adeptos fora de casa ou jogo à porta fechada

O Comité Disciplinar da UEFA decide hoje, em reunião que decorre na sede, em Nyon, Suíça, o castigo que será imposto ao Benfica pelos incidentes de San Sebastián, por altura do jogo da Liga dos Campeões com a Real Sociedad

A UEFA vai analisar relatórios do árbitro, do delegado ao jogo e das autoridades policiais espanholas, para depois tomar uma decisão. A punição dos encarnados, que são reincidentes, é mais do que certa. 

São muitas as advertências da UEFA nos últimos anos, mas sobretudo o incidente da época passada, em Milão, com o Inter, deve ser levado em linha de conta, dada a similaridade com o ocorrido no País Basco. 

Pirotecnia arremessada para bancadas de adeptos bascos, Foto IMAGO

Na partida da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões 2022/23, adeptos benfiquistas atiraram engenhos pirotécnicos para bancadas de adeptos do Inter, em San Sebastián fizeram a mesma coisa a adeptos bascos. O jogo esteve mesmo interrompido pelo árbitro inglês Anthony Taylor.

Por causa dos problemas de Milão, o Benfica não pôde contar com adeptos na partida desta fase de grupos com o Inter em Itália, agora resta saber se será uma vez mais esse o castigo, aliado a pesada multa (€ 35 mil foi o número anterior) ou se haverá mais gravidade na decisão da UEFA: porta fechada. 

Os italianos estão preocupados com esta eventualidade, pois há mais de 3000 adeptos com bilhetes, ansiosos por garantir que poderão mesmo ter acesso às bancadas da Luz.