29 janeiro 2025, 07:40
Compreenda porque é que o empate chega a Sporting e Benfica
Confrontos diretos entre aspirantes ao 'play-off' ajudam portugueses na UEFA Champions League
A uma jornada do fim, já é possível ver, com base nos pontos obtidos pelos adversários de cada clube, quem teve o caminho mais complicado na fase de liga
A primeira edição da nova UEFA Champions League, com o desaparecimento da fase de grupos e o início duma fase de liga, com 36 clubes e oito jornadas, em que cada equipa defronta oito adversários, termina esta quarta-feira, prometendo duas horas de muita emoção.
À entrada para a última ronda, só dois clubes já garantiram o apuramento direto para os oitavos de final (para quem terminar nos oito primeiros): Liverpool e Barcelona.
Depois, mais 16 clubes (os posicionados neste momento entre o 3.º e o 18.º lugares) garantiram na pior das hipóteses um lugar no play-off de acesso aos oitavos (para os clubes que acabarem entre o 9.º e o 24.º), mas todos esses 18 têm hipóteses matemáticas de terminar nos oito primeiros e avançar assim diretamente.
PSV e Club Brugge têm remotas hipóteses de terminar nos oito primeiros mas podem também acabar abaixo do 24.º e não irem sequer ao play-off.
Finalmente, os sete clubes que ocupam neste momento os lugares 21 (Benfica) a 27 (Shakhtar), lote que inclui o Sporting (23.º), já não podem apurar-se diretamente para os oitavos de final, mas ainda lutam pelo play-off.
29 janeiro 2025, 07:40
Confrontos diretos entre aspirantes ao 'play-off' ajudam portugueses na UEFA Champions League
Destes últimos nove clubes referidos, três deles vão ficar hoje pelo caminho, terminando a participação europeia nesta época, juntando-se a Bolonha e a quem o segue na classificação, todos já sem hipóteses de apuramento.
A proximidade de vários clubes na classificação (três pontos separam o 8.º do 24.º...) faz antever uma jornada louca, com um golo num estádio ou noutro a provocar mudanças profundas.
O novo formato deu então a cada clube oito adversários diferentes. Para equilibrar o calendário, a UEFA dividiu os 36 clubes em 4 potes, ordenados com base no ranking da UEFA, cada um com 9 equipas. E o sorteio determinava que cada equipa defrontava dois adversários de cada pote, incluindo aquele em que estava.
Mas na altura do sorteio percebeu-se logo que haveria caminhos mais fáceis que outros até ao play-off ou até aos oitavos. Agora, a uma jornada do fim, os números comprovam-no.
Tendo por base os pontos que os adversários (incluindo aquele que defrontam esta quarta-feira) fizeram na competição, é possível perceber quem teve o calendário mais difícil. E até ver a distinção pertence ao RB Leipzig, cujos oito rivais somam, neste momento, 102 pontos, média de 12,75 por clube.
O Benfica teve, pelos números atuais — mudarão hoje, após os últimos jogos; cada clube verá os pontos dos adversários aumentar entre 0 (se os oito perderem) e 24 (se os oito vencerem) —, o sétimo calendário mais difícil, em igualdade com Lille e Sparta Praga. Os seus oito adversários somaram até agora 91 pontos, 11,375 por clube. Desses oito, um já está nos oitavos de final (Barcelona), cinco já estão pelo menos no play-off (Atlético de Madrid, Mónaco, Feyenoord, Bayern e Juventus) e dois já estão eliminados (Bolonha e Estrela Vermelha).
Já o Sporting, com os adversários defrontados e por defrontar a somarem 70 pontos (8,75 por equipa), teve até ver o sétimo calendário mais fácil. Três deles já estão eliminados (RB Leipzig, Sturm Graz e Bolonha); PSV, Club Brugge e Manchester City ainda lutam pelo play-off, como os leões, fase em que só estão garantidos Arsenal e Lille.
Ainda assim, a caminhada do leão tem sido bem menos simples que a do Estugarda, cujos adversários nesta fase de liga têm de momento, em média, 6,875 pontos. O clube alemão defrontou Slovan Bratislava e Young Boys, as duas equipas que ainda não pontuaram na UEFA Champions League.
Sporting o Maior de Portugal!!! Vamos Leões!!