UD Leiria ultrapassa Belenenses com mão-cheia no Restelo
O UD Leiria impôs-se no Estádio do Restelo com uma goleada sobre o Belenenses (5-0), operando a ultrapassagem a esse mesmo adversário na classificação da Liga 2
Belenenses e União de Leiria reeditaram, no Estádio do Restelo, a final da última Liga 3 e um duelo com passado de Liga principal que ditou, desta feita, domínio para os leirienses, que já venciam por 3-0 ao intervalo e golearam por 5-0.
Com este resultado, o UD Leiria operou a ultrapassagem ao seu adversário na tabela classificativa e saltou para a metade superior da tabela da Liga 2, sucesso que fez por merecer com uma primeira parte praticamente perfeita na qual cedo se colocou em vantagem e depois geriu o encontro – e o resultado – a seu bel-prazer.
O conjunto da Cidade Lis cedo começou a impor-se no jogo e abriu o marcador aos 9 minutos através de canto batido por Leandro Silva na direção da baliza, o que levou a um corte em desespero da defesa local que chegou até ao segundo poste, onde Leandro Antunes amorteceu de cabeça para um remate potente de Lucho Vega na pequena área.
O Belenenses tentou ripostar, mas fê-lo de forma ténue e ficou-se por um cabeceamento de Duarte Valente que obrigou Kieszek a afastar para canto aos 22 minutos. Refeito desse susto, o UD Leiria retomou o controlo das operações e chegou ao intervalo já com a partida sentenciada.
Leandro Antunes revelou-se um verdadeiro pesadelo para o Belenenses: depois de já ter assistido para o primeiro golo, o extremo leiriense assinou o segundo golo à passagem da meia hora, surgindo de forma oportuna para a recarga a uma defesa incompleta de David Grilo perante um remate cruzado de Jordan van der Gaag. O lance levou a uma paragem de cinco minutos de análise do VAR porque Leandro se encontrava em jogo por…zero centímetros!
Galvanizado por um início de tarde inspirado – e pelas mais de duas centenas de adeptos visitantes, sempre incansáveis no apoio à sua União – Leandro bisou num golo de muito belo efeito obtido a segundos do intervalo, dominando com o peito e atirando de forma fulminante para o fundo das redes belenenses no aproveitamento a uma bola aérea disputada entre Lucho Vega e Chima Akas no interior da área.
O vencedor estava encontrado e a segunda parte apenas exibiu um Belenenses digno, a procurar diminuir diferenças, e um UD Leiria que não fazia intenções de desligar-se do jogo, como o comprovou a jogada bem delineada que conduziu ao 0-4: cruzamento rasteiro tirado por Ouattara pela direita para um momento de recorte técnico de Jordan van der Gaag, que levantou a bola e no mesmo movimento direcionou-a para zona a descoberto na área, na qual Kaká surgiu na passada para atirar certeiro aos 55’.
A partida foi-se arrastando até final, sem que o Belenenses encontrasse discernimento para, pelo menos, entrar no resultado e até final os visitantes ainda chegaram a um pesado 5-0 graças a desmarcação em velocidade de Jair Matheus, que foi servido na profundidade por Arsénio e não perdoou perante um desamparado David Grilo para a mão cheia final.