UD Leiria impõe-se na Madeira e qualifica-se para os 'quartos' da Taça
Leirienses conquistaram o primeiro triunfo da sua história no reduto maritimista e logo por 3-0, reservando o seu lugar nos quartos de final da prova rainha
Num duelo de Taça de Portugal disputado na Madeira entre dois emblemas da Liga 2, entre Marítimo e União de Leiria, foram os visitantes quem saíram a sorrir, com uma vitória concludente no reduto do adversário (3-0), numa partida favorável aos leirienses desde...os primeiros 26 segundos da partida, nos quais se colocou, desde logo, na frente do marcador, arrancando para um final de tarde de êxito e qualificação para os quartos de final da prova rainha.
O UD Leiria não poderia desejar melhor começo: bola ao centro e colocada segundos depois na esquerda, a partir de onde o veloz Pedro Empis cruzou, com toda a precisão, para cabeceamento certeiro de Jair Matheus.
O Marítimo foi apanhado desprevenido e tal denotou-se nos minutos seguintes, de alguma adaptação ao golpe inicial e a partir do primeiro quarto de hora o emblema insular começou a ganhar dimensão na partida, ainda assim criando...zero ocasiões de golo, inoperantes perante a posse de bola que iam tendo no decorrer do primeiro tempo, alguma dela concedida intencionalmente pelo opositor.
Os leirienses, confortáveis com a vantagem que tinham em sua posse, defendiam com segurança e chegavam com mais critério à baliza adversária, tendo ficado perto de ampliar a diferença aos 26', por Lucho Vega.
O argentino atirou por cima do travessão, mas o segundo golo do UD Leiria chegaria perto do intervalo e através de uma grande penalidade criada num toque de Fábio China com o braço no rosto de Jair Matheus, quando tinha ganho a posição e tinha o atacante leiriense nas suas costas. Valdir Júnior não desperdiçou a oportunidade e os visitantes saíam para intervalo com vantagem de dois golos.
Insatisfeito com a produção da sua equipa, o técnico Fábio Pereira - que assistiu à partida a partir da tribuna em função de ter sido expulso em Oliveira de Azeméis, na última jornada disputada na Liga 2 - utilizou quatro das cinco substituições ao seu dispor logo ao intervalo e a equipa passou a mostrar maior chama, procurando empurrar o UD Leiria para a sua defensiva. Porém, tal como no primeiro tempo, sem efeitos práticos.
Por seu turno, os visitantes souberam aguardar pelo momento de desferir o golpe final e fizeram-no aos 73 minutos através de iniciativa individual de Jordan van der Gaag, que invadiu a área em slalom individual e serviu Lucho Vega, que ficou na cara de Samu e assinou o 0-3 final. O terceiro golo leiriense caiu como derradeiro balde de água fria, anulando qualquer réstia de esperança para os insulares.
O Marítimo via-se impossibilitado de ensaiar a recuperação e evitar a eliminação e a União de Leiria ainda dispôs de duas boas situações para apontar o quarto golo, mas Samu impôs-se em ambos os momentos (90 e 90+2) a Jordan van der Gaag. Manteve-se o 3-0 e confirmou-se história, dado que o emblema da Cidade Lis nunca antes havia vencido no reduto dos madeirenses...e lá somou um saboroso apuramento para a fase seguinte da Taça.