Nenhum dos três jogos precisou de tempo extra para definir quem avançou para a quinta eliminatória da prova rainha
Veja abaixo todas as incidências — bem como os resumos — do segundo dia dos oitavos de final da Taça de Portugal. A ronda começou com duelo entre Marítimo e União de Leiria às 18:45 horas, seguido de Gil Vicente contra Amarante às 19:15 e Vizela contra Arouca às 20:00 horas. UD Leiria, Gil Vicente e Vizela foram as três equipas a sorrir no final, e a seguir em frente na Taça de Portugal.
Vizela - Arouca
Termina o jogo!
Num duelo entre equipas de primeira Liga, foi o Vizela a sorrir no final. Num jogo muito disputado e com bastante qualidade, onde a primeira parte pertenceu à equipa da casa e a segunda aos visitantes, foi o Vizela a marcar o golo solitário aos 76 minutos: Galovic, num corte infeliz a um cruzamento de Matías Lacava, empurra a bola para dentro da própria baliza, contra a corrente do jogo. Felicidade para os vizelenses, que garantem assim a presença nos quartos de final da competição rainha em Portugal.
76' - Quem diria! Contra a corrente do jogo, é golo do Vizela. Cruzamento pela direita de Matías Lacava e Galovic, infeliz no corte, a fazer autogolo. Vantagem para o Vizela!
Golo do Vizela!
74' - Só dá Arouca nesta altura. Remate de fora de área de Jason, mas a bola vai por cima da baliza.
69' - Cristo novamente a ameaçar a baliza do Vizela, com Ruberto a fazer uma defesa apertada
64' - Arouca agora mais ameaçador, a acumular ocasiões em catadupa.
61' - Cuidado! Arouca muito perto de inaugurar o marcador, com Cristo a enviar uma bola ao poste!
55' - Primeiros dez minutos com um registo muito semelhante ao que assistimos na primeira parte. As duas equipas ainda na expectativa, à procura dos espaços deixados pelo adversário, mas sem criar perigo neste regresso do balneário. Joga-se, no entanto, bom futebol.
Recomeça a partida no estádio do Vizela.
Intervalo!
Superioridade do Vizela nos primeiros 45 minutos que, no entanto, não se traduziram numa vantagem no marcador.
25' - O Vizela vai-se superiorizando no encontro, tendo já mais remates efetuados que os arouquenses.
10' - As duas equipas ainda à procura dos espaços para explorar o adversário, com muitas disputas de bola no meio-campo.
Onze do Arouca: Thiago; Milovanov, Galovic, Francisco Montero, Tiago Esgaio; Alfonso Trezza, Pedro Santos, Eboué, Marlaye Sylla; Cristo González, Michel.
Encontro entre duas formações da primeira Liga. Ambas as equipas estão na segunda metade da tabela classificativa (17.º e 13.º, respetivamente), e contam poder fazer uma gracinha na competição rainha.
O Vizela eliminou o Atlético CP, que disputa a Liga 3, por 1-0 na 3.ª eliminatória, e derrotou o Estrela da Amadora por 2-1, após prolongamento, na eliminatória seguinte. Os vizelenses até estiveram a perder grande parte do encontro contra os estrelistas, tendo empatado o jogo aos 80 e virado o resultado já no prolongamento.
Quanto ao Arouca, os nortenhos eliminaram o Felgueiras, da Liga 3, por 3-1, na terceira eliminatória, tendo derrotado o Boavista na eliminatória seguinte: as duas equipas empataram a dois golos e, após o desempate por grandes penalidades, o Arouca levou a melhor.
Vizela e Arouca já se defrontaram esta época: foi na segunda jornada da Liga, e o encontro acabou empatado 2-2. Samu Silva e Samuel Essende marcaram para o lado dos vizelenses, com Cristo González e Rafa Mújica a faturarem para o lado dos arouquenses.
Pode ler a antevisão do encontro no artigo abaixo:
Rubén de la Barrera, Pedro Ortiz, Alberto Soro e Iker Unzueta são os dignos representantes do país vizinho no plantel vizelense; Javi Montero, Uri Busquets, Jason Remeseiro, Miguel Puche, Cristo González e Rafa Mújica falam a mesma língua... no balneário arouquense; 'mata-mata' na prova rainha
Gil Vicente - Amarante
Termina a partida em Barcelos!
O Gil Vicente bateu o Amarante por 3-1, e carimbou assim a passagem para os quartos de final da competição. Os gilistas inauguraram o marcador logo aos 3 minutos, por intermédio de Miro, mas nunca se sentiram verdadeiramente confortáveis com a vantagem. Pese embora a diferença de poderio entre os dois conjuntos, o Amarante nunca desistiu e, com determinação e qualidade de jogo, foi levando a bola para a frente e acabou mesmo por empatar o jogo aos 82 minutos, com Leandro Santos a fazer o tento para a equipa do Campeonato de Portugal. Contudo, o sol foi de pouca dura: o Gil Vicente acordou e, aos 88, Rúben lançou o balde de água fria para cima do adversário, com Martim Neto a aplicar a machadada final, ao cair do pano, com um golo de bicicleta. O Amarante cai nos oitavos de final, mas cai de cabeça erguida.
90' - Gil Vicente a resolver a partida em dois minutos, com Martim Neto a marcar de bicicleta com o cronómetro nos 90.
Golo! Gil Vicente outra vez!
88' - Balde de água fria para o Amarante! Ao cair do pano, o Gil Vicente volta a adiantar-se no marcador, por intermédio de Rúben Fernandes.
Golo do Gil Vicente!
82' - Leandro Santos a empatar a partida para o conjunto do Campeonato de Portugal! O Amarante nunca desistiu, tentou sempre levar a bola para a frente e vê assim o seu esforço e determinação recompensados.
Golo do Amarante!
61' - O Amarante tem sido a equipa mais inconformada — normal, uma vez que corre atrás do prejuízo, mas de louvar a atitude e a capacidade da equipa de levar a bola para a frente, tendo em conta a diferença de poderio entre os dois conjuntos.
Começa a segunda parte do encontro!
Intervalo em Barcelos!
As equipas vão para o descanso com o Gil Vicente na frente do marcador.
37' - Grande oportunidade para o Amarante! A bola, no entanto, saiu ao lado.
25' - Jogo muito morno por esta altura. Gil Vicente com mais posse de bola, com o Amarante a tentar reagir mas sem sucesso.
Estão cerca de 1500 adeptos no estádio. Há mais adeptos do Amarante que do Gil!
3' - Golo do Gil Vicente! Marca Miro, após passe de Dominguez. As equipas hoje decidiram estrear o marcador muito cedo!
Golo do Gil Vicente!
Começa o encontro!
David contra Golias. Vamos embora!
Onze do Amarante: João Abreu; Obama Ribeiro, Diogo Vila, João Filipe, Eduardo Aguiar; Rui Ferreira, Mica, Tokinho, Faissal; Elias Franco e Ká Semedo.
Treinador: Renato Coimbra.
Onze do Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Né Lopes, Felipe Silva, Leonardo Buta; Mory Gbane, Maxime Dominguez, Fujimoto; Murilo, Marlon e Miro.
O Gil Vicente foi talvez a equipa com o sorteio mais favorável, sendo uma equipa na primeira Liga que vai enfrentar, esta tarde, uma equipa do Campeonato de Portugal. O Amarante, por outro lado, vai tentar continuar a sua boa fase na competição rainha, e tentar chegar aos quartos de final.
Para chegar a esta fase, os galos de barcelos eliminaram o Belenenses, da Liga 2, por 2-1 na 3.ª eliminatória, e mais tarde o Serpa, do Campeonato de Portugal, por 1-0.
Por outro lado, o Amarante derrotou o Sertanense — que também disputa o Campeonato de Portugal — por 2-0 na 2.ª eliminatória; eliminou o Académia OAF, da Liga 3, por 1-0 na 3.ª eliminatória; e, por fim, na 4.ª eliminatória, levou a melhor sobre o Paredes, que também disputa o Campeonato de Portugal.
Leia uma antevisão mais pormenorizada na seguinte peça:
O Amarante joga hoje em Barcelos para a Taça de Portugal e o espírito é de honrar o Campeonato de Portugal.
Marítimo - Leiria
Veja aqui o resumo do jogo:
Termina o encontro!
União de Leiria vence o Marítimo, e está nos quartos de final da Taça de Portugal. Os unionistas adiantaram-se logo aos 26 segundos, e nunca mais tiraram o pé do acelerador. O Marítimo foi tentando contrariar o marcador, mas nunca pareceu ter argumentos para inverter o rumo que o jogo tomou desde cedo. Valdir aumentou a vantagem para a equipa visitante aos 43 minutos, através da marcação de uma grande penalidade, tendo Lucho, aos 73 minutos, aplicado a machadada final nas pretensões dos madeirenses.
73' - É de Lucho! Excelente construção na jogada, com o argentino a finalizar. E vão três para o Leiria!
Golo do União de Leiria!
48' - Marítimo voltou do intervalo com vontade de marcar! Remate de Bica, mas a bola vai muito por cima.
Recomeça o jogo no Funchal!
Intervalo na Madeira!
Marítimo teve mais posse de bola, mas as oportunidades são todas do União de Leiria, que vai descansar com uma vantagem confortável de dois golos.
43' - Golo de Valdir! Foi de penálti, após falta de Chino. O Leiria a dobrar a vantagem antes do intervalo!
Golo do Leiria!
40' - Penálti cometido por Chino sobre Jair Silva.
26' - Lucho muito perto de fazer o segundo para o Leiria, mas a bola saiu por cima.
23' - Jair Silva com a possibilidade de bisar, mas o remate saiu ao lado.
20' - O Marítimo acumula, por esta altura, cerca de 68% da posse de bola! No entanto, ainda não logrou qualquer remate à baliza adversária.
9' - Marítimo pediu grande penalidade neste lance, mas o árbitro mandou seguir.
1' - Bem, foi rápido! Primeiro lance do jogo, primeiro golo! Cruzamento vindo da esquerda e Jair Silva a balançar as redes com menos de 60 segundos de jogo.
Golo do Leiria!
Rola a bola!
Começam os primeiros oitavos de final do dia.
Onze do Leiria: João Oliveira; Vasco Oliveira, Marco Baixinho, Bura; Valdir, Leandro Silva, Diogo Amado, Pedro Empis; Lucho Vega, Leandro Antunes, Jair da Silva.
Onze do Marítimo: Samuel Silva; Tomás Domingos, Matheus Costa, René Santos, Fábio China; Lucas Rodrigues, Bruno Xadas, Marcos Silva, Euller; Francisco Gomes, Bruno Marques.
Duelo entre duas equipas que disputam a Liga 2, Marítimo e União de Leiria participaram numa eliminatória extra em relação às equipas da primeira Liga.
Os madeirenses derrotaram o Fabril Barreiro, do Campeonato de Portugal, por 3-1 na 2ª eliminatória; derrotaram o Mortágua FC, também do Campeonato de Portugal, por 4-1 na 3ª eliminatória; e, por fim, eliminaram o Canelas 2010, atualmente na Liga 3, por 3-1.
Já o Leiria, eliminou o Pedrógão — que disputa as distritais de Castelo Branco — por uns impressionantes 12-0, tendo de seguida derrotado o Académico, da Liga 2, por 3-1 e depois Atlético da Malveira, das Distritais de Lisboa, por 5-0.
Para mais detalhes sobre o encontro, consulte a seguinte antevisão:
Embate entre dois emblemas da Liga 2 nos oitavos de final da Taça promete incerteza sobre o vencedor; leirienses nunca venceram em casa dos madeirenses na sua história