Ucrânia: o guia
11. Ucrânia, 344,70 M€ (IMAGO)

Euro 2024 Ucrânia: o guia

FUTEBOL23.05.202412:00

Expectativas

 Os ucranianos estão otimistas sobre o EURO 2024. O torneio é mais importante que nunca porque todas as vitórias contam dentro atual contexto de guerra e, desta vez, a seleção parece competitiva.

Pela primeira vez haverá muitos jogadores das principais ligas europeias: Andriy Lunin (Real Madrid), Illia Zabarnyi (Bournemouth), Vitaliy Mykolenko (Everton), Mykhailo Mudryk (Chelsea), Oleksandr Zinchenko (Arsenal), Artem Dovbyk and Viktor Tsyhankov (ambos do Girona), Roman Yaremchuk (Valencia), Anatoliy Trubin (Benfica) e Ruslan Malinovskyi (Genoa). A Ucrânia é uma equipa maioritariamente jovem, embora alguns desses jogadores já tenham experiência em jogos grandes.

Há não muito tempo a equipa passou por tempos turbulentos, falhando a qualificação para o Mundial 2022. Ainda assim a Ucrânia pareceu sólida rumo ao EURO, competindo pelo apuramento automático com a Itália, atrás de uma Inglaterra superior. As duas equipas acabaram com os mesmos pontos (14), mas a Itália passou graças ao confronto direto. Os jogos de play-off foram tensos com a Ucrânia a marcar dois golos tardios em Zenica para ultrapassar a Bósnia por 2-1, antes de uma vitória pelo mesmo marcador frente à Islândia. Precisaram novamente de um golo tardio para vencer, mostrando o caráter desta equipa e lutando até ao fim.

Será a quarta presença consecutiva da Ucrânia no EURO, depois de presenças desapontantes em 2012 e 2016, e de uns honrosos quartos de final em 2020. Agora, considerando que a Ucrânia está no grupo da Bélgica, Roménia e Eslováquia, é esperado que passem pelo menos da fase de grupos e, em circunstâncias favoráveis, repliquem o sucesso do último europeu.

Há, contudo, preocupações sobre a condição de jogadores-chave: Zinchenko tem tido recorrentes lesões e perdeu o seu titular no onze inicial do Arsenal; Mykolenko perdeu a parte final da época pelo Everton e ainda não se sabe se estará apto para começar o EURO; Mudryk sofreu recentemente uma concussão recentemente, enquanto Heorhiy Sudakov, Taras Stepanenko e Andriy Yarmolenko também têm tido problemas.

O selecionador

Serhiy Rebrov, seleciodor da Ucrânia (IMAGO / Beautiful Sports)

Serhiy Rebrov é considerado um dos melhores treinador da Ucrânia. Durante a sua carreira de 10 anos como treinador ganhou dois campeonatos com o Dínamo Kiev, competindo contra um Shakhtar financeiramente mais forte, e teve sucesso com o Ferencvaros na Hungria. Contudo, orientar a seleção é um desafio diferente e é difícil prever o quão bem irá preparar a Ucrânia para uma competição curta, mas intensa, na qual não haverá margem para erro. Rebrov é um selecionador conservador que não roda muito a equipa. Joga num 4-3-3, mas sem uma filosofia fixa, o que significa que ele e a equipa poderão ajustar-se aos respetivos adversários.

O ícone

Andriy Yarmolenko é a mais figura mais icónica na atual seleção ucraniana e em termos de conquistas e importância pode até ser comparado ao vencedor do Ballon D’Or, Andriy Shevchenko. O quarto EURO consecutivo para Yarmolenko será um recorde para jogadores ucranianos. É o recordista de internacionalizações pelo país e, à altura de redação do artigo, está apenas a dois golos de Sheva: 46 contra 48. É o líder do balneário e uma figura respeitada entre jogadores e adeptos. Na época passada regressou à Ucrânia depois de uma longe carreira no estrangeiro e é agora mentor para os jovens jogadores do Dínamo Kiev.

Para ter debaixo de olho

No início da campanha de qualificação, Georgiy Sudakov, jogador de 21 anos do Shakhtar, tornou-se inesperadamente na personagem principal para Rebrov. No fim da mesma tinha jogado o maior número de minutos de qualquer jogador no plantel. Sudakov é a maior estrela do campeonato ucraniano e, com interesse de clubes da Premier League, será o próximo jogador a trazer muito dinheiro ao seu clube – pelo menos 60 milhões de euros, de acordo com o que é noticiado. O EURO será a sua plataforma e está altamente motivado para fazer o seu melhor e assegurar uma transferência para uma liga de topo.

O espírito rebelde

Prever o próximo passo de Mykhailo Mudryk é difícil: nos seus melhores dias pode fazer uma exibição de classe mundial, mas noutro dia pode ser uma completa desilusão. Fora dos relvados, Mudryk é igualmente imprevisível e podem-lhe acontecer uma série de situações. Uma vez foi visto a rir-se de um ídolo no ginásio e doutra vez ofereceu a um fã 10 mil libras se o vencesse a jogar um-contra-um. Mais sério foi quando esteve envolvido num caso de racismo ao fazer lip-syncing de uma música controversa no TikTok. Disse que estava “profundamente arrependido” e “aceitou de coração aberto” que não foi apropriado.

A espinha dorsal

A posição mais forte da Ucrânia é a de guarda-redes, com Rebrov a poder escolher entre Trubin, do Benfica, que teve mais minutos na qualificação, e Lunin, que esteve excecionalmente bem pelo Real Madrid esta época. O defesa-chave será Zabarnyi, de 21 anos. É confiante, versátil e experiente, encaminhando-se para o seu segundo EURO. Zinchenko, um dos capitães de equipa, é fundamental para a construção de jogo. Apesar de uma época desapontante é sempre viável pela Ucrânia. O homem-alvo no ataque é a revelação de La Liga, Dovbyk, que chega como melhor marcador do campeonato com 24 golos em 23/24. Não é tão prolífico na seleção como é no Girona, mas espera-se grandes coisas dele no EURO.

Onze provável

4-3-3 Lunin - Konoplya, Zabarnyi, Matvienko, Mykolenko - Stepanenko, Zinchenko, Sudakov - Tsygankov, Dovbyk, Mudryk.

Adepto famoso

Oleksandr Usyk. O incontestável campeão do mundo em cruiserweight e heavyweight, que recentemente derrotou Tyson Fury, é um grande adepto de futebol. No ano passado tornou-se num embaixador da seleção, mas a sua ligação ao futebol não acaba aí. Pode ter feito carreira no boxe, mas jogou futebol desde a infância – e ainda joga, sempre que possível. Na verdade, até tem contrato com o Polissya da primeira divisão, e os diretores do clube dizem que lhe querem dar a estreia num jogo oficial.

O petisco

A combinação mais comum na Ucrânia durante os jogos é a de cerveja com vários snacks. Os ucranianos adoram a sua cerveja e não se limitam sempre a uma ou duas. Lojas de cerveja artesanal podem ser encontradas em todo o lado, oferecendo uma variedade de marcas. Em termos de snacks, é escolher o favorito: pretzers, crackers, amendoins salgados, batatas fritas, peixe seco, salsichas e muito mais. Tipicamente, os ucranianos não cozinham quando vêm os jogos em casa, preferindo-se um snack rápido que podem comprar em qualquer lado.