Vitória de Guimarães Turra prepara mudança tática
Paulo Turra prepara a estreia como treinador do Vitória e tendo em conta que a receção ao Vizela chega com poucos dias de trabalho no castelo deve manter o 3x5x2, mas tudo indica que o sistema tático venha a mudar no desafio seguinte.
A partir do momento que foi sondado pelo presidente António Miguel Cardoso para orientar os conquistadores - o que sucedeu mesmo antes de os minhotos terem defrontado o Estrela da Amadora, na 1.ª jornada da Liga -, o brasileiro ligou-se de imediato àquilo que a equipa estava a fazer. À distância, procurou recolher o máximo de informações e assistiu ao jogo da Reboleira pela televisão e depois já presenciou, num camarote do D. Afonso Henriques, o segundo triunfo na Liga, sobre o Gil Vicente. Por aquilo que referiu no momento da apresentação, Paulo Turra ficou agradado com o que observou. «Assisti a alguns jogos e o último até foi ao vivo. Considero que o grupo é muito bom», disse ao site do clube.
A nova vida arrancou há dois dias e, como seria de esperar, houve aspetos do treino que mudaram, mas o treinador de 49 anos não pretende desenvolver qualquer revolução, até porque a equipa entrou bem na Liga, somando dois triunfos em dois jogos, e apesar da saída de Moreno Teixeira o grupo sempre esteve sólido e afastado de qualquer crise.
Deste modo, no domingo, e se não surgir qualquer problema físico com algum jogador, os conquistadores devem apresentar-se diante do Vizela com o mesmo onze que bateu (2-1) o Gil Vicente e assente no 3x5x2, sistema tático eleito neste início de temporada pelo anterior treinador.
Paulo Turra não quer perder o embalo do momento e alterar agora poderia ser arriscado, mas a mudança vai acontecer. Mais tarde ou mais cedo. O treinador brasileiro é apreciador do 4x2x3x1, desenho utilizado quando orientou o Atheletico Paranaense e, mais recentemente, o Santos.
Resta saber se o novo modelo será já apresentado quando defrontar o Benfica, na Luz.