Tudo o que disse Morato na antevisão ao Inter
Brasileiro foi o jogador escolhido para a conferência de imprensa de antevisão do Benfica-Inter, para a Champions
O defesa brasileiro está muito mais à vontade em campo, mesmo numa posição que não a sua, do que à frente dos microfones. Mesmo assim, Morato não fugiu às questões e assume que agora é hora de pensar na possibilidade de seguir para a Liga Europa.
Jogou no jogo em Milão, devido ao castigo de António Silva. O que esperar do jogo desta quarta feira frente ao Inter?
«Esperamos sempre um jogo difícil, de uma equipa que joga num campeonato difícil. Sabemos que equipa deles não muda muito [de qualidade] mas estamos preparados para isso e estamos preparados para fazer um bom jogo.»
O Benfica tem uma dificuldade história frente ao Inter. Como vivem os jogadores esta questão?
«Claro que temos de ganhar sempre, entramos sempre para vencer e agora isso não vai mudar por isto ou por aquilo.»
Esteve para sair rumo a Inglaterra. Chegou a ter alguma conversa com Roger Schmidt ou com Rui Costa a esse respeito?
«Não estou a pensar nisso agora, nem no que saiu [na imprensa]. O meu futuro é aqui e principalmente o jogo de amanhã [esta quarta-feira].
Que explicações encontra para a pontuação do Benfica nesta edição da Champions?
«É futebol, faz parte. Nas duas últimas épocas fizemos um bom trabalho, este ano não correu tão bem. Faz parte, no futebol há dias bons e menos bons.»
Agora joga a lateral. Como tem sido a adaptação?
«É uma posição diferente da minha [central], óbvio, mas é uma questão de adaptação. Estou sempre disposto para jogar, estou sempre disponível para jogar no Benfica.»
Mas como um central de raiz pode dar profundidade ao ataque?
«Sabemos que no nosso campeonato, na maioria dos jogos temos a bola durante a maior parte do tempo e por isso acredito que aqui e ali tenho de me ir adaptando a isso, ter o feeling de atacar melhor. Não fazia muito isso, mas agora terei de o fazer. E da melhor forma possível.»
Em oito meses o Benfica defrontou o Inter por três vezes. Perdeu duas e empatou outra. É uma espinha entalada na garganta?
«Nada tenho contra eles. O Inter é um adversário forte, precisamos de vencer porque não correu tão bem nos quatro jogos anteriores [na Champions]. Ainda podemos e precisamos de continuar na Europa.»
Rui Costa disse que a Liga Europa é um mal menor. Os jogadores já estão a mentalizar-se disso?
«Acho que sim. Temos de ir atrás disso para continuarmos na Europa.»