Trincão é para renovar com o Sporting

NACIONAL06.09.202402:00

Avançado termina contrato em 2027 e pode entrar durante a época no leque de jogadores a ter em conta para revisão contratual. Aos 24 anos é cada vez mais influente no trio de ataque da equipa de Rúben Amorim

No trio de ataque do Sporting reside uma força que vale golos, muitos golos — só esta época são 19 em cinco jogos, 16 em quatro jornadas do campeonato. Um dos elementos do trio, o da direita, é Francisco Trincão, cuja forma está a crescer desde metade da época passada e hoje o camisola 17 dos leões é um dos indiscutíveis de Rúben Amorim. Porém, desta linha da frente, é o que tem o contrato a mais tempo inalterado, pelo que durante a temporada deve entrar no leque de jogadores que avistam a renovação de contrato.

Trincão saiu do SC Braga e rumou ao Barcelona, por 30 milhões de euros, em 2020/2021, precisamente a temporada em que Rúben Amorim devolveu ao Sporting um título nacional que lhe fugia há 19 anos, desde 2002. Três golos e duas assistências em 42 jogos (1308 minutos) pelos catalães foi pouco para o manter nos culés, que na temporada seguinte o emprestaram ao Wolverhampton — três golos e uma assistência em 30 jogos pelos ingleses.

Em 2022/2023 Amorim resgatou-o para o Sporting. Chegou a Alvalade por empréstimo de uma época, taxa de 3 milhões de euros, com cláusula e compra que se tornava obrigatória se alcançados determinados objetivos por parte do avançado. Nessa temporada, Trincão marcou 13 golos, fez quatro assistência e participou em 52 jogos. Estava contratado, mais 7 milhões de euros para uma operação total de 10 milhões que o tornaram em definitivo jogador dos verdes e brancos.

25

Os golos de Francisco Trincão pelo Sporting, desde que chegou na temporada 2022/2023. Nessa época de estreia de leão ao peito foram 13 em 52 jogos; na temporada passada dez em 48 jogos. Esta época são já dois em cinco jogos.

Olhando agora para os números, aquisição em conta para a administração sportinguista. Mas não foram, neste percurso, os números de 2022/2023 que mais impressionaram. Na época passada, que até nem começou com grande destaque do camisola 17, foram dez golos e nove assistências em 48 jogos em ano de título nacional. Porém, até mais do que a crueza destes dados, foram as exibições e o que ofereceu à equipa que fizeram de Trincão um indiscutível e enfim amado da torcida.

Gyokeres, Pedro Gonçalves e Trincão, trio de ataque demolidor. IMAGO

Trincão, segundo o relatório e contas anual da temporada 2022/2023 da SAD leonina, tem contrato até 2027. Pedro Gonçalves também mas renovou há um ano e Gyokeres foi contratado no verão de 2023, assinou até 2028. Por isso o português de 24 anos, também pelo que tem crescido na hierarquia do plantel e com a chegada à Seleção Nacional, deve entra durante a época no leque de jogadores para se começar a alinhavar uma revisão contratual, de mais uma ou duas épocas, para 2028 ou 2029, que é o ano que a SAD está a segurar os jogadores que agora chegam de novo a Alvalade.

MATHEUS, MORITA, DIOMANDE...

Pode registar-se assim a entrada de Trincão num grupo que vai ser atacado em breve, agora que o mercado fechou. Morita e Diomande, o primeiro com contrato a terminar já em 2026 e o segundo em 2027, têm os processos de renovação em andamento mas pendentes, mesmo devido ao mercado que dominou atenções nestas últimas semanas. Edwards também termina ligação daqui a dois anos, tinha o processo em andamento mas a perda de influência na equipa deixou-o numa posição menos urgente e até de abertura a propostas para saída — Esgaio também e a poder sair agora para mercados ainda abertos. Matheus Reis, também com vínculo até 2026 é para renovar também. Já St. Juste, massacrado por lesões, deverá terminar a ligação ao emblema de Alvalade daqui a dois anos.