Treinador português detido no Brasil por insultos racistas
Hugo Duarte, técnico do JC Amazonas, é acusado de proferir injúrias a jogadora do Bahia
O treinador português, Hugo Duarte, foi detido, esta terça-feira, pelas autoridades brasileiras após ser acusado de proferir insultos racistas contra Suelen, jogadora do Bahia. O incidente terá ocorrido no final do encontro entre o JC Amazonas, equipa orientada por Hugo Duarte, e os baianos, que terminou com a promoção do Bahia à primeira divisão do futebol feminino brasileiro.
«A naturalização que se foi proferida mais de uma vez pela expressão racista 'macaca' tenta silenciar a minha figura como mulher preta no esporte, porém o ato denúncia é a arma que tenho para combater o racista», escreveu Suelen em publicação nas redes sociais.
A Polícia Militar brasileira afirmou que foi acionada pela árbitra da partida, após o final do jogo, para intervir numa confusão entre jogadoras dos dois clubes. Foi nesse momento que a jogadora do Bahia relatou que o técnico português cometeu uma injúria racial contra ela. O treinador foi, de seguida, encaminhado para a esquadra local e detido.
Em nota oficial, o JC afirmou que «repudia qualquer ato de racismo ou injúria racial contra qualquer pessoa». Por sua vez, o Bahia mostrou solidariedade para com a sua jogadora e exigiu uma «resposta à altura da gravidade do assunto, reiterando compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação».