Tondela vence no Jamor e salta para sexto

Liga 2 Tondela vence no Jamor e salta para sexto

NACIONAL12.03.202321:25

Na última vez que tinha competido no Estádio Nacional, o Tondela tinha disputado a final da Taça de Portugal frente ao FC Porto, em maio; dez meses depois, os beirões regressaram ao Jamor para defrontar o B SAD.

O ambiente era bem diferente - ao contrário das bancadas repletas que encontrou frente aos dragões, eram sensivelmente meio milhar de espectadores - metade afetos ao conjunto visitante.

O Tondela voltou a não estranhar o palco e após vinte minutos mornos no início do encontro, sem registo de ocasiões de perigo, o conjunto beirão adiantou-se com um grande golo aos 24', através de um remate de pé esquerdo. Pedro Augusto atirou de fora da área no momento mais eficiente de uma 1.ª parte que seguia sem grande velocidade.

O B SAD aproximou-se da igualdade por duas vezes, ambas com Niasse como obstáculo. Aos 34' o internacional pela Mauritânia travou, com boa estirada, um pontapé de canto com golpe de cabeça de Jojó e aos 41' a situação foi bem mais flagrante: um penálti batido por João Marcos. No entanto, o atacante não conseguiu ludibriar o guardião num momento celebrado como se de um golo se tratasse.

No segundo tempo, o controlo tático e emocional dos visitantes fez a diferença. Com indicações bem audíveis a partir da bancada, de Marcelo Alves, um dos seus capitães e indisponível para o jogo, o Tondela controlou o jogo com segurança e voltou a marcar num golo com origem num erro do guarda-redes do B SAD. Gonçalo Tabuaço pontapeou contra Strkalj e ofereceu assim praticamente 'de bandeja' o golo a Rafael Barbosa, que encontrou a baliza deserta numa finalização que sentenciou por completo o encontro.

O B SAD procurou entrar na discussão do resultado, mas sem grande acerto, e o Tondela preservou, sem dificuldades de maior, o triunfo conquistado, conseguindo um significativo salto na classificação, passando do 11.º para o 6.º posto. Por seu turno, o B SAD continua em terreno perigoso. O conjunto lisboeta - que na próxima época se fundirá com o Cova da Piedade e passará a jogar em Almada - mantém os 23 pontos, ocupando a antepenúltima posição.