Tondela falha penálti e empata sem golos com FC Porto B (veja o resumo)
Tondela voltou a pontuar em casa. Foto: CD Tondela

Tondela falha penálti e empata sem golos com FC Porto B (veja o resumo)

NACIONAL21.01.202413:40

Exibição de luxo do guarda-redes Gonçalo Ribeiro estragou festa beirã em casa, ainda com penálti falhado; Wendel Silva, segundo melhor marcador da Liga 2, fora dos convocados

Tondela e FC Porto B não foram além do empate a zero num jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga 2. Os jovens dragões voltam a pontuar, após cinco derrotas consecutivas.  

Veja o resumo:

Num estádio João Cardoso ainda fustigado pela intensa chuva sentida na jornada passada, foi o conjunto beirão, moralizado com a vitória frente ao Aves SAD, a entrar melhor na partida e aos 10 minutos já podia estar a vencer por 2-0. Rui Gomes (7’) e Luan Farias (10’) tinham tudo para marcar, mas encontraram pela frente um atento Gonçalo Ribeiro, que evitou uma entrada em falso do FC Porto B. 

Com a pesada derrota no clássico com Benfica B (0-3), António Folha alterou meia equipa para este jogo, com destaque para a ausência de Wendel Silva, melhor marcador dos azuis e brancos na prova com 11 golos, que ficou de fora da ficha de jogo, bem como David Carmo. Depois de ter sido afastado da equipa principal e de ter participado em três jogos pela equipa B, o central está a caminho do Olympiakos, o que deverá justificar a sua ausência desta partida 

O Tondela continuava a aproveitar as debilidades defensivas dos visitantes e, aos 15 minutos, conseguiu conquistar uma grande penalidade, após toque de Sambú nas costas de André Ceitil. Contudo, na marca dos onze metros, Roberto fez o mais difícil e atirou tinta à trave da baliza dos dragões. 

Após falhanço beirão, os comandados de António Folha começaram, ainda de uma forma tímida, a pisar terreno adversário com maior critério, mas Rodrigo Mora não conseguiu dar melhor seguimento a um cruzamento milimétrico de Rodrigo Pinheiro, ao minuto 34. 

Na sequência, Luan Farias voltou a aparecer na área contrária e, aos 36’, cabeceou ao poste. Demasiada pontaria dos auriverdes nos primeiros 45 minutos. 

Gonçalo Ribeiro, chamado à titularidade para o lugar de Meixedo, voltou a dizer presente e, próximo do intervalo, impediu que uma excelente jogada individual de Rui Gomes terminasse em golo, assegurando, assim, o nulo no marcador. 

Na segunda parte, continuava a falta critério aos homens de Tozé Marreco. Ao minuto 52, Hélder Tavares atrapalhou-se com a bola e falhou uma oportunidade clamorosa de golo, na cara de Gonçalo Ribeiro. 

A segunda oportunidade clara de golo dos azuis e brancos em todo o encontro só voltou a acontecer aos 77’. Cruzamento tenso para a área do Tondela e Gui, a surgir ao segundo poste, não conseguiu dar a melhor desfecho à jogada. 

Gonçalo Ribeiro voltou a ser imperial e com uma excelente defesa impediu um golo, quase certo, de Daniel dos Anjos ao cair do pano e o resultado permaneceu a zeros.