11 dezembro 2023, 18:10
Famalicão: golo leva Théo Fonseca às lágrimas
Jogador de 23 anos esteve quase um ano parado devido a lesão e não conteve a emoção
Bruno China orientou o luso-francês no Felgueiras, época que ficou marcada pela explosão do avançado; técnico decifra as qualidades individuais do seu antigo jogador e diz que este pode ser «o seu ano de afirmação na elite nacional»
Théo Fonseca foi um dos destaques maiores da 13.ª jornada da Liga. Na ocasião, no passado sábado, o avançado luso-francês apontou um golo de levantar qualquer estádio, colocando, na altura, o Famalicão a vencer no terreno do Portimonense - a partida terminaria empatada (1-1).
À passagem da meia hora, o número 95 dos famalicenses encheu-se de fé e, de fora da área, disferiu um portentoso remate que levou a bola a anichar-se junto ao ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Vinícius.
O momento é, de facto, para ver e rever. Mas o golo foi ainda mais especial para Théo Fonseca. É que além de ter sido o primeiro na presente temporada, permitiu também ao avançado reencontrar a alegria de fazer o gosto ao pé depois de quase um ano afastado dos relvados devido a uma grave lesão.
11 dezembro 2023, 18:10
Jogador de 23 anos esteve quase um ano parado devido a lesão e não conteve a emoção
Depois do que já foi dito e escrito sobre o lance de pura inspiração do luso-francês, A BOLA quis perceber melhor o que pode continuar a dar Théo Fonseca ao Famalicão. E quem melhor do que o treinado que mais o potenciou até à data para explicar ao detalhe as caraterísticas do jogador?
Partimos, então, ao contacto com Bruno China. O antigo jogador, hoje treinador, orientou Théo Fonseca no Felgueiras, em 2021/2022, na Liga 3. Época em que o avançado explodiu autenticamente: 15 golos em 28 jogos.
«Em 2020/2021, no Felgueiras, jogou muitas vezes como suplente utilizado e fez apenas quatro golos. Quando eu cheguei ao clube, na época seguinte, ainda não tinha um conhecimento profundo sobre o jogador. Mas com o decorrer da temporada, fui percebendo que estava ali um jogador diferente, muito boas para a nossa ideia de jogo e preparado para outros patamares. Encaixou que nem uma luva na nossa dinâmica e os números provam isso mesmo», começou por analisar Bruno China.
E quais são, afinal, as principais caraterísticas de Théo Fonseca na ótica do seu antigo treinador? ««É um jogador muito forte a segurar a bola, no apoio frontal, e bastante evoluído tecnicamente. É também um lutador, nunca desiste de um lance, sendo que a tudo isso ainda junta uma excelente relação com o golo. É um finalizador nato.»
Perante tantos elogios, importa também perceber o que Bruno China perspetiva para o presente e futuro do 'matador'. E a projeção tem horizontes bastante alargados... «Estando a jogar na Liga com apenas 23 anos e a corresponder às expectativas como está, qualquer jogador tem de ter a aspiração de querer mais. E esse querer mais pode legitimamente passar por sonhar em jogar em patamares ainda mais cimeiros. O Théo tem caraterísticas de uma equipa que goste de ter bola, que jogue maioritariamente em ataque continuado, e, nesse sentido, julgo que tem todas as condições para chegar a um grande do futebol português», assume.
O cenário atual, que oferece a Théo Fonseca a possibilidade de brilhar nos relvados do mais alto patamar do futebol português, é visto por Bruno China como a antecâmara perfeita para que, também nestas 'lides', o jogador possa chegar aos números que alcançou no Felgueiras, há duas temporadas: «A exigência própria da Liga vai fomentar ainda mais o crescimento dele. Tem apenas 23 anos e, no patamar em que já está, com todas as condições de trabalho, tem tudo para continuar a evolução. Claro que a concorrência é muito grande, mas julgo que está a corresponder às oportunidades e pode ser o ano de afirmação do Théo», nota Bruno China, que termina com uma referência bastante elogiosa às qualidades humanas do seu antigo jogador: «Fico muito contente com a evolução que tem tido, trabalhou bastante para progredir na carreira e, além disso, tem um caráter digno de um profissional de futebol.»
Recorde-se que, depois da já referida grave lesão que o manteve inativo durante quase um ano, Théo Fonseca soma já cinco jogos realizados na presente temporada, tantos quantos tinha realizado na época anterior. O tento apontado ao Portimonense foi também o primeiro com a camisola do Famalicão, mas, a julgar pela amostra (e pelas palavras de Bruno China), terá sido apenas o primeiro de muitos. João Pedro Sousa, técnico do emblema minhoto, agradece.