27 novembro 2023, 08:00
Manniche: «Há outro dinamarquês a brilhar no Benfica? Ótimo!»
Lembra-se dele? Alcunhado de 'tosco', fartou-se de marcar golos na Luz; não conhece bem Tengstedt nem Bah, mas vem a Lisboa em dezembro para ver o Benfica-Farense
Tem intervenção direta em golos a cada 85 minutos; titularidade esperada frente ao Inter
Casper Tengstedt já se tornou no avançado mais produtivo do Benfica nesta época. O dinamarquês teve participação direta em quatro golos da equipa nos 341 minutos divididos pelos 13 jogos em que esteve em campo, o que faz dele o ponta de lança com a melhor média relativamente aos concorrentes pelo lugar.
O jogador contratado há quase um ano ao Rosenborg por €10 milhões marcou dois golos (E. Amadora e Sporting, ambos para a Liga), fez uma assistência (Arouca, na Taça da Liga, para Arthur Cabral) e forçou um autogolo (Famalicão, Taça de Portugal). Ou seja, em cada 85 minutos escreveu o seu nome na hora de a águia faturar.
Não sendo um registo brilhante, é porém o suficiente para se destacar dos demais. Petar Musa, por exemplo, precisa de 168 minutos para ter o mesmo tipo de impacto, ainda que no caso dele se resuma a golos (quatro, no caso, num total de 673 minutos).
Menos exuberantes são os números de Arthur Cabral: o brasileiro contabiliza 592 minutos em 14 partidas e marcou dois golos (sem assistências). Isto é, só a cada 296 minutos mexeu ou ajudou a mexer o marcador.
Casper Tengstedt parece estar a viver o melhor momento desde que chegou à Luz. Herói do dérbi ao marcar o golo da vitória sobre os leões aos 90+7’, foi titular no triunfo no último sábado sobre o Famalicão, numa partida em que foi eleito por A BOLA o melhor em campo.
27 novembro 2023, 08:00
Lembra-se dele? Alcunhado de 'tosco', fartou-se de marcar golos na Luz; não conhece bem Tengstedt nem Bah, mas vem a Lisboa em dezembro para ver o Benfica-Farense
Diante dos minhotos não apenas forçou o autogolo de Riccieli (72’) como foi sobre ele a falta de Otávio que resultou no vermelho direto do central brasileiro (74’) – e três minutos depois Rafa fez o 2-0. Além disso, mostrou estar confortável na dinâmica ofensiva e foi visto a fazer vários movimentos exteriores (os mesmos que Roger Schmidt pedia a Gonçalo Ramos). Numa dessas variações provocou o tal autogolo.
O futebolista nórdico de 23 anos parece ter conquistado a titularidade e deverá ser ele o escolhido para defrontar o Inter, quarta-feira, para a Liga dos Campeões, no Estádio da Luz, num jogo em que está em causa a continuidade dos encarnados nas competições europeias, embora via Liga Europa – já não é possível o apuramento para os oitavos de final da Champions.
Se tal se ocorrer, será a segunda vez que Tengstedt fará dois jogos consecutivos a titular no Benfica. A primeira vez foi diante do Estoril (Liga) e Lusitânia (Taça de Portugal).