«Temos confiança que o Sporting tornará Debast um melhor jogador»

NACIONAL02.07.202407:30

A BOLA com os pais de Zeno Debast em Dusseldorf; «Esperamos que seja oficial nos próximos dias», assumem, com muitos elogios aos leões

Zeno Debast será uma das grandes apostas do Sporting para 2024/2025. O jovem defesa-central, contratado ao Anderlecht (Bélgica), que deverá juntar-se aos leões no decorrer do estágio no Algarve, conversou, em exclusivo, com A BOLA, sobre a vinda do defesa de 20 anos para Portugal.

Nascido em Halle, na região de Flandres, na Bélgica, no seio de uma família louca por futebol, pois tanto a mãe Nelleke e o pai Raf chegaram a jogar, ainda que nunca tenham sido profissionais. Ao contrário de Zeno que, recorde-se, teve como ponto alto a presença no Europeu que decorre em solo germânico.

O pai Raf confidenciou-nos alguns dos rituais, minutos antes do arranque da partida belga com os gauleses. «Nervoso? Não, nunca conversamos com ele antes do jogo. Deixamo-lo fazer o que é necessário par, a sua preparação e por aí. Por isso, no dia antes, até dois dias antes, não falamos mais. Só lhe desejamos muito sucesso antes do jogo», disse a A BOLA, bem disposto, equipado, juntamente com a mãe, com uma camisola belga com o nome do filho nas costas.

A boa academia em Alcochete

Sobre o Sporting, cauteloso, Raf Debast fez questão de reforçar que o filho ainda não tinha sido devidamente oficializado. Mas deixou muitas notas positivas sobre os leões.

«Neste momento não é oficial… Espero que seja nos próximos dias. Mas no momento não é oficial. Portugal é um país que faz grandes jogadores. É bom para ele jogar numa grande equipa como o Sporting. Isso é verdade. O Sporting tem muito boas academias. Nós conhecemos o Sporting, conhecemos o Benfica. Estão nos cinco primeiros lugares na Europa ao nível de academias famosas», disse, destacando uma potencial evolução no futebol português numa academia como a dos leões.

«Sabemos que é um país muito bom para desenvolver jogadores, jovens jogadores. E nós temos muita confiança no Sporting, que eles farão tudo o que é necessário para o Zeno se tornar um melhor jogador. E esperamos que o Sporting possa ter mais sucessos nos próximos anos», desejou, mostrando-se, para já, muito identificado com Portugal.

«Nós conhecemos Portugal. Fomos a Portugal em férias várias vezes. Por isso sabemos que é uma população muito quente. Temos muita confiança no clube, em tudo», sublinhou com uma mensagem da mãe: «Boa sorte, Zeno! Boa sorte!»

Debast, que não saiu do banco na derrota com os gauleses, viu a Bélgica sair da prova e vai agora gozar merecidas férias antes de se juntar ao plantel dos leões, algo que só deverá acontecer no estágio de pré-temporada no Algarve.

0