Telma Encarnação com saída garantida: Sporting, Benfica…ou estrangeiro
Telma Encarnação reage em jogo da seleção feminina de Portugal. Foto: Bruno de Carvalho/ZUMA Wire.
Foto: IMAGO

Telma Encarnação com saída garantida: Sporting, Benfica…ou estrangeiro

Internacional portuguesa é fortemente cobiçada e já terá decidido deixar o Marítimo este verão; insulares garantirão encaixe proveniente de um de três destinos - águias, leões ou um emblema de uma Liga de primeiro plano

No final de cada temporada surgem, de forma consecutiva, dados de que a internacional portuguesa Telma Encarnação, uma das maiores esperanças do futebol português – e já uma certeza, tendo em atenção os seus sete golos em 33 internacionalizações por Portugal -, irá deixar o seu clube de sempre, o Marítimo, na qual é estrela maior. Chegado o verão de 2024, A BOLA pode garantir que este será, finalmente, o ano da partida da avançada de 22 anos, que deixará o arquipélago da Madeira onde nasceu e sempre fez carreira.

Telma juntou-se na manhã desta segunda-feira ao estágio da Seleção Nacional feminina, que irá disputar duas partidas frente à Irlanda do Norte pela Liga B da Liga das Nações e, simultaneamente, a fase de qualificação para o Euro 2025. Foi, de resto, a primeira jogadora a descer ao relvado n.º 2 da Cidade do Futebol e…já de cabeça limpa depois de, na véspera, ter tomado uma importante (e definitiva) decisão, junto da sua representante, Daniela Lopes, e também da sua família.

Desta feita, Telma Encarnação irá aceitar uma das propostas que lhe foram/forem colocadas, em concordância com o Marítimo, com o qual a internacional portuguesa mantém uma ligação quase umbilical – representa o emblema insular desde idade juvenil - e irá ser ressarcido por uma verba sempre considerável para o contexto feminino português. Faltará apenas perceber-se para onde irá a internacional portuguesa, cujas possibilidades se tridividem entre Benfica, Sporting e uma terceira via, proveniente de uma grande Liga internacional.

O interesse dos dois rivais lisboetas já não é novo e mantém-se inalterável: o Benfica já formulou várias ofertas, financeiramente interessantes a nível individual para a jogadora mas também para o Marítimo, e o Sporting estará, mais que nunca, preparado para discutir esta contratação ao detalhe, até porque muito em breve poderá perder uma das suas estrelas, Olivia Smith, podendo canalizar algum desse dinheiro fresco para canalizar uma contratação que representaria um investimento no projeto.

Porém, águias e leões não correm sozinhos nesta disputa, que ainda poderá envolver um emblema internacional. As prestações da madeirense, não apenas no campeonato nacional como também na Seleção Nacional, pela qual até já disputou um Campeonato do Mundo - marcou inclusive o primeiro golo de sempre da equipa nacional num Mundial feminino -, colocam-na em posição favorável na lista preferencial de emblemas de nações de topo como Espanha, França ou Inglaterra. Tudo dependerá do que suceder nos próximos dias, sempre após os duelos de Portugal frente à Irlanda do Norte.

Telma concentrar-se-á exclusivamente nos compromissos de Portugal e apenas depois tomará uma decisão relativamente ao seu futuro sabendo que, na temporada 24/25, pela primeira vez na sua carreira não representará o Marítimo ao nível de clubes. As próximas cores, porém, ficam ainda em standby nos próximos dias…