TAD dá razão aos 'bebés' em diferendo com Covilhã

Leixões TAD dá razão aos 'bebés' em diferendo com Covilhã

NACIONAL21.07.202322:43

Em comunicado divulgado através das suas redes sociais, a SAD leixonense anunciou que «o TAD [Tribunal Arbitral do Desporto] considerou procedente, tanto na ação cautelar como na ação principal, a exceção de falta de legitimidade ativa do SC Covilhã» e, por isso, absolveu a Leixões SAD no processo de tentativa de impedimento do Leixões em inscrever jogadores na Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Eis o comunicado na íntegra:

«O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou procedente, tanto na ação cautelar, como na ação principal, a exceção de falta de legitimidade ativa do SC Covilhã e, consequentemente, absolver a Leixoes SC - Futebol, SAD, quer no processo principal, quer no processo cautelar. Uma decisão esperada e que demonstra aquilo que sempre afirmamos. Cumprimos escrupulosamente todos os pressupostos, como a Liga Portugal confirmou, e ocupamos um lugar na Liga Portugal 2 por mérito próprio. Uma posição conseguida dentro de campo. Em véspera de iniciar oficialmente mais uma época desportiva, prometemos continuar a honrar a história e tradição do Leixões SC, defendendo intransigente o clube dentro e fora de campo.»

O Leixões anunciou também que só poderá utilizar os jogadores da época passada com o Feirense, domingo, para a Taça da Liga, por ainda estar impedido de inscrever novos futebolistas.Em comunicado, a SAD do Leixões explica ter efetuado«, nos últimos dias, o pagamento dos cinco processos FIFA que impossibilitavam a inscrição de novos jogadores», desde setembro de 2022, devido a contencioso com o defesa central Abdel Diarra, da Costa do Marfim, no entanto, «o levantamento do último [processo] só será feito pela FIFA no início da próxima semana.» pelo que fica inviabilizada, para já, a utilização dos oito reforços assegurados para a época 2023/24, acrescentando: «A inscrição dos novos jogadores será efetuada no início da próxima semana.»