Taça de Portugal: Canelas elimina Chaves
Apuramento garantido no desempate por penáltis
O Canelas está na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, ao eliminar o Desportivo de Chaves, da Liga, nos penáltis.
Depois de um empate a zero, ao fim de 120 minutos, a equipa da Liga 3 garantiu o apuramento no desempate por penáltis (5-3).
Aconteceu taça em Canelas, e bem se pode dizer que a festa foi merecida.
Olhos nos olhos, sem medo e determinado a fazer estragos na baliza adversária. Foi nesta toada que o Canelas 2010, da Liga 3, encarou este desafio com o primodivisionário Chaves, dando assim expressão à magia da Taça de Portugal, em que o pequeno David se agiganta perante o poderoso Golias.
A 1.ª parte desenrolou-se na maior parte do tempo sob o signo do equilíbrio, mas com os gaienses muito mais ofensivos e acima de tudo perigosos na aproximação à baliza. Alex Tank e Gabriel Tigrão tiveram nos pés, cada um deles, as melhores oportunidades de golo da 1.ª parte, ante um Chaves que acabou em apuros antes do descanso. Na 2.ª parte os flavienses entraram mais afoitos, tiveram mais bola e exibiram um futebol mais veloz na tentativa de desarmar o atento setor recuado do Canelas 2010. Sem sucesso. Os gaienses continuavam bem organizados lá atrás, espreitando a baliza contrária através de ataques venenosos. Porém, foi sem surpresa que o jogo seguiu para prolongamento, atendendo a que a 2.ª parte não foi tão produtiva em ocasiões de perigo eminente para os guarda-redes, apesar dos dois conjuntos mostraram vontade em marcar. A toada manteve-se nos 30 minutos extra de futebol, período em que o melhor marcador da Liga, Héctor Hernández, aproveitou uma das raras liberdades concedidas pela defesa gaiense para cabecear ligeiramente acima da barra. Foi a melhor oportunidade de um prolongamento em que o desgaste físico começou a fazer-se notar nos dois lados. E chegados aos penaltis a inspiração de João Matos – defendeu um penálti - aliada à competência estiveram de mãos dadas na vitória do Canelas 2010