Antevisão Taça de Inglaterra: Manchester City atrás da revalidação de (mais) um título
'Citizens', que venceram a FA Cup na passada temporada, enfrentam o Luton na 5.ª ronda da competição
Começa a chegar a fase decisiva da Taça de Inglaterra. Nos oitavos de final, quatro dos oitos duelos colocam frente a frente equipas da Premier League. Esta terça-feira, joga-se o primeiro destes duelos, entre o Luton Town e o Manchester City, de Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes.
Este será o segundo encontro da época entre estes dois emblemas. Na ronda 16 do campeonato, o Manchester City ainda esteve a perder, mas já para lá da hora de jogo conseguiu, graças a golos de Bernardo Silva e Grealish, triunfar pela margem mínima.
Ainda assim, vale a pena destacar que os momentos do plantel de cada uma destas equipas era muito diferente. O Luton, que ataca este jogo com várias baixas de peso. Tom Lockyer, Anderson, Nakamba e Brown estão todos fora, Sambi Lokonga e Doughty, duas das revelações do conjunto, estão em dúvida até ao momento de escolher o onze. Por seu turno, o Manchester City, que pode ver os regressos de Gvardiol e Grealish, jogou na Premier League sem Doku, De Bruyne e Erling Haaland. Baixas de peso que terão complicado, sobretudo, o plano ofensivo de Pep Guardiola
Certo é que, desde então, o Manchester City só não venceu por uma vez. São nove vitórias em dez jogos - com um empate com o Chelsea pelo meio - que deixam a equipa de Pep Guardiola a disputar todas as competições que conquistou a época passada: está a um ponto da liderança do campeonato e nos oitavos de final quer da Taça, quer da Liga dos Campeões. Para o Luton, que está a fazer uma boa campanha, os resultados não são tão animadores. O conjunto leva três derrotas seguidas e não venceu em fevereiro, depois de não ter perdido em janeiro. Não será, portanto, o período mais favorável para a equipa de Kenilworth Road.
«Eles têm coragem para jogar e encarar o desafio olhos nos olhos», elogiou Pep Guardiola. Do outro lado, Rob Edwards afirmou que «se a equipa cometer muitos erros táticos, vai passar uma noite muito longa».
Espera-se, então, um jogo pouco dividido. O Manchester City deverá manter a posse de bola no último terço atacante, de modo a, como é seu apanágio, conseguir aproveitar para, ou entre linhas ou a partir das alas, chegar ao golo. Haaland é, como sempre, o alvo maior dos skyblues: para além de atrair as atenções da defesa, só precisa de meia oportunidade para marcar. Não há, porém, que menosprezar o Luton: é uma equipa compacta na defesa e, com poucos toques e muita velocidade, sobretudo pelos corredores laterais, é capaz de, em contra-ataques bem delineados, ferir o seu adversário.
Num jogo a eliminar, qualquer erro tem que ser aproveitado. Vejamos que equipa consegue errar menos e qual consegue aproveitar mais. A partida começa pelas 20 horas e joga-se em Kenilworth Road, casa do Luton.