Taça da Liga com impacto económico de 16 milhões de euros

NACIONAL14.01.202512:50

Mais um milhão de euros do que a edição interior

A final four da Taça da Liga, disputada em Leiria, uma vez mais, gerou um impacto económico total de aproximadamente 16 milhões de euros.

Esta é a conclusão de um estudo do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), apresentado pela própria Liga Portugal, organizadora da competição, e que aponta um crescimento de um milhão de euros relativamente a 2024.

«O desporto, independentemente do seu formato e dimensão, constitui um motor de impacto económico e social. Desde as escolas até aos palcos das grandes competições internacionais, os eventos desportivos têm a capacidade de mobilizar massas e impulsionar a economia e o desenvolvimento social por via do aumento das receitas nos setores envolventes, como o turismo, a restauração ou até mesmo o comércio. Esta 18.ª edição da Allianz Cup reflete a capacidade de o futebol gerar receitas para setores fora da indústria desportiva e dinamizar economias locais», refere Daniel Sá, diretor Executivo do IPAM, citado na nota de imprensa.

Este estudo, que analisa impacto económico direto e indireto, engloba dezenas de categorias, incluindo receita de bilheteira, o consumo de media, a restauração, os transportes e a publicidade.