Taça Asiática: Paulo Bento eliminado pelo surpreendente Tajiquistão nos penáltis
O conto de fadas continua: a fazer a sua estreia na Taça Asiática, o Tajiquistão só tinha conseguido os primeiros golos na competição à 3.ª jornada da fase de grupos, que lhes valeram o apuramento para os oitavos de final. Pela frente ia ter a seleção dos Emirados Árabes Unidos (EAU), teoricamente mais forte, mas acabou por eliminar a equipa orientada pelo português Paulo Bento.
Após um início de jogo equilibrado, o Tajiquistão chegou mesmo à vantagem graças a um cabeceamento certeiro de Khanonov (30’). A equipa treinada por Petar Segrt teve depois capacidade de aguentar a pressão dos EAU e de sonhar, até ao fim, com um apuramento histórico.
🇭🇷 Petar Segrt 🫂 Paulo Bento 🇵🇹
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) January 28, 2024
Watch Live 📺 https://t.co/nJZ0pcUSJt#AsianCup2023 | #HayyaAsia | #TJKvUAE pic.twitter.com/5esTIuDK4v
Na 2.ª parte, a formação de Paulo Bento teve 77% de posse de bola, mas a equipa tajique foi a mais perigosa, ao realizar mais remates (nove contra cinco) e a criar mais perigo junto da baliza adversária. No entanto, no único remate enquadrado dos EAU no 2.º tempo, já aos 90+5', resultou no golo do empate, graças a um cabeceamento certeiro de Khalifa Al-Hammadi.
⚽️ GOAL | 🇹🇯 Tajikistan 1⃣-1⃣ UAE 🇦🇪
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) January 28, 2024
Khalifa Al Hammadi heads home Ali Saleh's cross to equalise for the Whites deep into added time! 🤯
Watch Live 📺 https://t.co/nJZ0pcUSJt#AsianCup2023 | #HayyaAsia | #TJKvUAE pic.twitter.com/0Mw1YL66pB
Após um prolongamento em que nenhuma equipa quis arriscar, o vencedor do jogo foi decidido no desempate por grandes penalidades.
Aí, apenas o jogador dos EAU Caio Canedo falhou e o Tajiquistão conquistou assim um apuramento histórico para os quartos de final, onde vai defrontar o vencedor da partida entre a Jordânia e o Iraque, que se realiza na segunda-feira.