Surpresa na Taça: Paredes elimina Moreirense e veste a pele de 'tomba-gigantes'
Técnico dos cónegos viu a sua equipa despedir-se precocemente da edição deste ano da prova rainha

Surpresa na Taça: Paredes elimina Moreirense e veste a pele de 'tomba-gigantes'

NACIONAL21.10.202315:55

Equipa do Campeonato de Portugal venceu os cónegos por 2-1, com golos de Nuno Moreira e Onyeka; tento de Alanzinho insuficiente para a formação minhota

Aí está a primeira grande surpresa da edição deste ano da Taça de Portugal: o Paredes eliminou o Moreirense!

O (enorme) mérito do feito alcançado pelo conjunto que milita no Campeonato de Portugal merece ser amplamente elogiado, é um facto, mas também não é menos verdade que, logo no primeiro minuto, houve um lance que terá mudado por completo a história do jogo: Carlos Ponck derrubou Ivandro, quando este se isolava rumo à baliza de Caio Secco, e foi expulso. Estavam decorridos apenas... 40 segundos e o Moreirense passava a jogar com menos um elemento.

Não foi por isso que os cónegos deixaram de tentar assumir as despesas do encontro - até pela responsabilidade que tinham devido à diferença de dimensão dos dois clubes -, mas o emblema minhoto nunca se acercou com verdadeiro perigo da baliza contrária. Ao invés, o Paredes, muito bem organizado defensivamente, tentou explorar algumas transições, sendo que, numa delas, aos 24 minutos, Ivandro obrigou Caio Secco a uma defesa apertada.

Estava dado o aviso para o que chegaria ainda antes do intervalo: o golo do Paredes. Ivandro voltou a ser um dos protagonistas, rematando à barra, e, na recarga, Nuno Moreira, de cabeça, abriu o ativo.

A formação orientada por Domingos Barros (em estreia no banco do Paredes) esteve perto do segundo golo ao minuto 56, mas Caio Secco voltou a realizar uma excelente intervenção, desta feita a remate de Murilo Rosa.

Não marcou o Paredes... marcou o Moreirense. Dois minutos depois, Alanzinho, da meia-direita, cruzou para a área, André Luís não conseguiu o desvio, mas a bola seguiu na direção da baliza de Daniel Carvalho que, surpreendido com a trajetória do esférico, não conseguiu evitar o empate.

A última meia hora foi jogada de forma mais pragmática pelas duas equipas, ainda que os cónegos tenham tido maior ascendente (apesar de nunca criarem grande perigo), mas quando já muitos pensavam no prolongamento, eis que chegaria mesmo a surpresa.

Aos 81 minutos, e acabado de entrar na partida, Onyeka, ao segundo poste, deu o melhor seguimento a um excelente cruzamento da direita de Francisco Afonso e fez o 2-1.

Explosão de alegria no Estádio Municipal das Laranjeiras! Os momentos finais foram de tremenda ansiedade para os adeptos locais, mas o apito final de João Gonçalves fez eclodir, definitivamente, a festa: o Paredes eliminou o Moreirense e tornou-se na primeira equipa a vestir a pele de 'tomba-gigantes' da Taça de Portugal 2023/2024.

Notícia atualizada às 16.33 horas