Sporting volta a assumir liderança da Liga após jogo louco em Alvalade
Leões reassumiram a liderança isolada da classificação da Liga após jogo eletrizante com o Estrela da Amadora, com duas reviravoltas na segunda parte e cinco golos marcados (3-2).
O reencontro de Sporting e Estrela da Amadora ao fim de 14 anos valeu cada euro pago pelo bilhete, tendo proporcionado um excelente espectáculo de futebol, com direito a duas reviravoltas na segunda parte, um total de cinco golos marcados...e novo triunfo para os leões (3-2), que desta forma voltaram a assumir a liderança isolada da Liga, com 28 pontos.
A primeira parte foi marcada pelas diferentes abordagens das equipas ao jogo, com o Sporting a assumir as despesas do encontro perante um Estrela que procurava manter-se organizado e retardar tanto quanto possível o golo dos verdes-e-brancos. E essa tarefa revelou-se bem conseguida até que aos 33 minutos Viktor Gyökeres levantou a cabeça sobre a linha de fundo e descobriu Daniel Bragança à entrada da área para que o médio abrisse o marcador e garantisse a vantagem mínima que a equipa da casa transportou até ao intervalo.
A emoção estava, porém, guardada para a segunda parte e não foi preciso aguardar muito: o Estrela da Amadora regressou dos balneários apostado em discutir o resultado e conquistou uma grande penalidade aos 49', por mão na bola de Coates, que Léo Jabá transformou no empate. E os amadorenses não se ficavam por aqui...
O Estrela atordoava o Sporting e cinco minutos depois silenciava Alvalade com a reviravolta, conseguida através de excelente passe de Léo Jabá a partir de posição próxima da linha lateral, isolando Kikas que, perante Adán, não desperdiçou a oportunidade de colocar pela primeira vez os visitantes no comando do marcador.
Rúben Amorim não perdeu tempo e recorreu ao banco de suplentes com duas mexidas, uma delas tripla, fazendo entrar St. Juste, Gonçalo Inácio e Trincão e, pouco depois, Paulinho, e o leão voltou à carga, alcançando a igualdade aos 71' num momento de pura inspiração de Marcus Edwards, que numa diagonal ultrapassou oponentes e atirou rasteiro para o 2-2.
Alvalade ficava em ebulição, com cerca de vinte minutos por disputar e a possibilidade de resgatar o triunfo e assim o fez aos 79 minutos, novamente com grande mérito de Edwards, que cruzou pela direita para a cabeçada certeira de Paulinho, que apareceu na pequena área para finalizar, consumar a reviravolta...e fazer os adeptos verdes-e-brancos suspirar de alívio, com uma vitória a custo, mas muito moralizadora para o líder da Liga que segue 100% a jogar no seu covil.
Final da partida. Sporting 3, Estrela da Amadora 2.
90+6': Ao contrário de outras noites de êxito, Gyökeres não parece destinado a marcar nesta partida. Agora, o nórdico trabalhou bem e rematou com potência, mas voltou a não acertar no alvo.
90+5': Ocasiões praticamente sucessivas em ambas as balizas. Hjulmand atirou de longe e por cima para o Sporting, Kikas respondeu pelo Estrela, mas a atirar de forma desenquadrada.
90+2': O Estrela aproximou-se do empate através de um pontapé de canto cobrado para o interior da área, onde Johnstone Omurwa cabeceou por pouco ao lado do poste direito.
Tempo adicional: 8 minutos.
90': Fantástica defesa de António Filipe a cabeceamento de Francisco Trincão, quando os adeptos sportinguistas já cantavam golo.
Assistência: 38.408 espectadores.
Na tribuna de Alvalade estão presentes dois selecionadores nacionais: Roberto Martínez (Portugal) e Pedro Soares Gonçalves (Angola).
82'. Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Ronaldo para a saída de Léo Jabá.
79': Golo do Sporting! Depois de marcar, Marcus Edwards apareceu a assistir. Excelente cruzamento do inglês para a pequena área, onde se encontrava Paulinho para cabecear certeiro e coroar a sua entrada em campo com um golo que vale a segunda reviravolta da partida.
76': Cartão amarelo para Pedro Gonçalves (Sporting).
74': Dupla substituição no Estrela da Amadora, com as saídas de Léo Cordeiro e Ronald para as entradas de Vitó e André Luiz.
71': Golo do Sporting! Foi com recurso à inspiração que Marcus Edwards encontrou a igualdade na partida. O inglês assumiu um slalom indiividual, ultrapassou os marcadores que se lhe colocaram e atirou rasteiro, de forma indefensável para o guardião António Filipe.
69': Há algum tempo Gyökeres não tinha a oportunidade de visar a baliza: desta feita, o goleador sportinguista atirou muito por alto numa tentativa de remate cruzado.
68': Momento insólito em Alvalade: André Narciso foi obrigado a dar bola ao solo porque a tentativa de lançamento de contra-ataque do Estrela da Amadora embateu...na câmara panorâmica que se encontra acima do relvado.
66': Cartão amarelo para Kikas (Estrela da Amadora).
65': Substituição no Sporting, com a entrada de Paulinho pela saída de Daniel Bragança.
64': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Erivaldo Almeida pela saída de Miguel Lopes.
59': Tripla substituição no Sporting, com as entradas de St. Juste, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão pelas saídas de Coates, Matheus Reis e Ricardo Esgaio.
55': Golo do Estrela da Amadora! Recuperação no meio-campo amadorense e a bola chegou rapidamente até Léo Jabá, que se encontrava junto à linha lateral pela direita e com um excelente passe de pé esquerdo isolou Kikas, que ao fim de dez minutos em campo não perdoou perante Adán e consumou a reviravolta.
52': Daniel Bragança voltou a posicionar-se em zona de tiro, mas atirou pouco por cima da baliza adversária.
50': Golo do Estrela da Amadora! Na conversão do castigo máximo, Léo Jabá não teve problemas em converter o castigo máximo que conquistou, atirando colocado para o empate.
49': Penálti para o Estrela! Léo Jabá conseguiu esgueirar-se pela direita e cruzar rasteiro perante uma intervenção de Seba Coates com o braço, quando deslizava pelo relvado. O braço encontrava-se em posição não natural e não se tratava do braço de apoio, pelo que o lance foi validado.
46': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Kikas pela saída de Mansur.
Já se joga a segunda parte.
Deixou o Sporting há mais de um ano, mas Bruno Tabata regressou hoje a Alvalade para reencontrar velhos amigos e conviver com os adeptos leoninos. O criativo, atualmente com 26 anos, representa atualmente o Qatar SC.
O resultado não merece contestação, colocando na frente a equipa que assumiu a iniciativa desde os instantes iniciais. O Sporting forçou e teve de persistir perante a bem organizada defesa do Estrela, que ofensivamente se ficou por um punhado de iniciativas rápidas, resolvidas com categoria por Adán ou os centrais verdes-e-brancos. O golo de Daniel Bragança dá vantagem ao Sporting para a segunda parte.
Intervalo na partida. Sporting 1, Estrela da Amadora 0.
Tempo adicional: 1 minuto.
44': Miguel Lopes a servir de parede e a salvar o Estrela! Edwards realizou um movimento de fora para dentro e atirou forte. A trajetória parecia promissora, mas o capitão estrelista deu o corpo ao manifesto, aliviando para canto.
40': Motivado pelo golo marcado, Daniel Bragança volta a armar o remate, desta feita a partir de posição muito mais distante e sem o mesmo acerto, atirando torto.
37': Logo após o golo sofrido, o Estrela apareceu com perigo por Léo Jabá, que se desmarcou na frente de ataque mas não conseguiu ultrapassar Adán, que saiu aos seus pés com mestria.
33': Golo do Sporting! Jogada bem trabalhada pela esquerda, com a bola a chegar até junto da linha de fundo, a partir de onde Gyökeres cruzou atrasado para o aparecimento de Daniel Bragança, na passada, a rematar rasteiro e muito bem colocado para o 1-0.
29': Léo Jabá surgiu perante Adán e até picou a bola por cima do guardião espanhol no que poderia ter sido uma finalização de belo efeito (o setor de adeptos afetos ao Estrela ainda celebrou...), mas o brasileiro encontrava-se fora-de-jogo e o lance foi imediatamente invalidado.
26': Desta feita foi Gyökeres, novamente num lance de insistência com recuperação de bola junto à linha lateral esquerda. Com pouco espaço de manobra, o sueco atirou junto à malha lateral.
22': A sobra de uma disputa de bola permitiu que a bola chegasse até Pedro Gonçalves com espaço para rematar. O 8 não se fez rogado, mas a bola saiu por alto.
15': Primeiro esboço de ataque pelo Estrela, que resultou em finalização. Gaspar colocou a bola em zona frontal e Ronald foi mais rápido a atacar a bola, rematando de pronto ainda de fora da área, mas fraco e à figura de Adán.
12': Após várias tentativas nos minutos antecedentes que esbarraram sempre em Miguel Lopes ou Gaspar, o Sporting conseguiu finalmente encontrar espaço para rematar, mas Hjulmand atirou ao lado e sem perigo para a baliza estrelista.
Os leões vão tentando forçar a entrada na área tricolor, mas para já os centrais Omurwa, Kialonda Gaspar e Miguel Lopes não estão pelos ajustes e cortam de forma prática.
Primeiros dez minutos ultrapassados, com o Sporting a assumir, como se esperava, a posse de bola, mas a não conseguir, para já, chegar junto da baliza do Estrela, que defende com três linhas bastante juntas - linha defensiva de cinco homens, linha média de quatro e Léo Jabá solto na frente.
Início do jogo. Sai o Sporting com a bola!
Os capitães das equipas, Coates e Miguel Lopes, já se encontram no centro do terreno, junto do árbitro André Narciso (AF Setúbal).
Bancadas cada vez mais compostas: Alvalade irá registar uma excelente casa este domingo.
No lado oposto, o Estrela surpreende no seu alinhamento pelo facto de apresentar-se sem referência ofensiva, deixando o ataque entregue à mobilidade de Ronald, João Reis (joga habitualmente como ala esquerdo) e Léo Jabá, que deverá alinhar, na maioria das situações, como ponta-de-lança improvisado e de constante movimentação.
Como seria expectável pelo curto espaço de tempo entre a receção ao Farense, na passada quinta-feira, e o encontro desta noite, Rúben Amorim introduziu cinco alterações no onze titular, fazendo entrar Adán, Seba Coates, Morten Hjulmand, Marcus Edwards e Pedro Gonçalves numa cuidadosa gestão do plantel verde-e-branco.
A cerca de vinte minutos do apito inicial, começa a desenhar-se uma boa casa em Alvalade, com as quatro bancadas bem compostas, incluindo o setor no qual se encontram os adeptos visitantes e a sua tradicional claque, a Magia Tricolor.
Sobe agora ao relvado o onze escolhido por Rúben Amorim para a partida, para também cumprir o seu aquecimento.
Fica a expectativa sobre a possível oposição que o Estrela, a atravessar bom momento desportivo, poderá levantar ao Sporting: os tricolores somam três vitórias consecutivas - Casa Pia, Vila Meã (Taça de Portugal) e Famalicão - e todas por 1-0.
Os guardiões do Sporting - o titular Adán, acompanhado por Franco Israel, que figurará como alternativa no banco de suplentes, e Diogo Pinto, que ficará fora da ficha de jogo - iniciam o aquecimento.
Todos os convocados do Estrela da Amadora sobem ao relvado de Alvalade para realizar o aquecimento para a partida.
O confronto mais recente entre Sporting e Estrela da Amadora data de 25 de Abril de 2009 e precisamente no Estádio José Alvalade, registando-se na altura um triunfo para os leões (2-1, com golos de Hélder Postiga e Liedson; Marcelo Goiano marcou para os amadorenses).
O histórico de confrontos também pende, muito naturalmente, a favor dos leões, que venceram 22 dos 34 confrontos entre os dois conjuntos. No entanto, o Estrela conhece a sensação de vencer em Alvalade, façanha que aconteceu pela última vez há já quase 19 anos, mais precisamente em dezembro de 2005: Manu marcou, na altura, o golo que deu o triunfo aos amadorenses (0-1).
O favoritismo recai por completo sobre os comandados de Rúben Amorim, que ainda não perderam pontos em Alvalade no que diz respeito à Liga, tendo até ao momento derrotado o Vizela (3-2), o Famalicão (1-0), o Moreirense (3-0), o Rio Ave (2-0) e o Arouca (2-1).
Suplentes do Sporting: Franco Israel, St. Juste, Luís Neto, Dário Essugo, Francisco Trincão, Paulinho, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio e Geovany Quenda.
Suplentes do Estrela da Amadora: Wagner, Ronaldo, André Luiz, Erivaldo Almeida, Vitó, Manuel Keliano, Nkanyiso Shinga, Hevertton Santos e Kikas.
SPORTING: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates (c) e Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Morten Hjulmand e Nuno Santos; Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.
ESTRELA DA AMADORA: António Filipe, Johnstone Omurwa, Miguel Lopes e Kialonda Gaspar; Jean Felipe, Aloísio Souza, Léo Cordeiro e Mansur; Ronald, João Reis e Léo Jabá.
Já há onzes oficiais!
Ao fim de 14 anos de ausência do Estrela da Amadora no primeiro escalão, os tricolores estão de volta a Alvalade para cumprir a 10.ª jornada da Liga, procurando travar o Sporting, que aborda esta partida com a ambição de reassumir a liderança isolada do campeonato pouco mais de 24 horas após o Benfica ter vencido o Desportivo de Chaves em Trás-os-Montes e, por esse motivo, ter alcançado os leões no topo da classificação de forma provisória, com 25 pontos em 10 partidas.
Siga o jogo aqui.