Sporting vence dérbi centenário na Luz
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Sporting vence dérbi centenário na Luz

FUTSAL14.10.202323:14

Leões apresentaram-se mais eficazes; Benfica acabou por ser surpreendido nas bolas paradas

Intenso, como se querem estes jogos. E este, claro, não fugiu à regra. As bancadas do pavilhão da Luz engalanaram-se para receber o centésimo dérbi em jogos do campeonato nacional. Fazendo jus ao lema da modalidade, ataque, contra-ataque, a bola tanto rondava uma baliza como a outra, com o Benfica a começar mais afoito, mas foi o Sporting quem cedo mostrou ao que ia e Gugiel ia defendendo como podia as investidas dos leões. À passagem dos nove minutos, numa jogada de bola parada, ensaiada, Merlim bateu o canto na esquerda, houve falha de marcação e Taynan só teve que encostar. 

Benfica continuou a apostar nas transições, com Diego Nuno a assumir papel preponderante e Kutchy a desequilibrar, mas Henrique Rafagnin conseguiu aguentar a vantagem até ao intervalo. 
No reatamento, os homens da casa pegaram nas despesas do jogo, tentaram empurrar o leão, ficando algo desprotegidos no contra-ataque, sofrendo o segundo, após um mau alívio de Lúcio, que Pauleta agradeceu para fuzilar a baliza à guarda de Gugiel. 

O Benfica continua a remar contra a maré, e sofreu revés no seu intento, vendo uma excelente triangulação entre Hugo Neves, Tomás Paçó e Taynan, após reposição lateral, valer o terceiro para o Sporting, com o camisola 33 a bisar no encontro. 

Mário Silva apostou no 5x4, com o Bruno Coelho como guarda-redes avançado e obrigou o Sporting a ficar atrás da linha da bola junto à área, até que num dos lances em que o capitão das águias remata à baliza, o homólogo leonino faz um mau alívio e acaba por colocar a bola na própria baliza.  O ânimo que o golo deu ao Benfica foi sol de pouca dura, já com o jogo no último minuto, Alex Merlim enviou a bola direitinha para a baliza deserta. 

Contas feitas, o Sporting vingou-se da derrota que sofreu na Supertaça (4-5, no prolongamento) e soma três pontos aos sete já conquistado na Liga, ao passo que o Benfica averbou a segunda derrota em quatro jornadas (a outra foi com o Caxinas). 

Recorde abaixo as incidências do jogo.

Estreias a vencer

O Belenenses e o SC Ferreira do Zêzere alcançaram as primeiras vitórias na atual edição do campeonato nacional de futsal, ambas fora de casa.

Os azuis do Restelo foram a Ponte de Sor bater o Eléctrico por 4-2, enquanto os homens de Ferreira do Zêzere se deslocaram ao Fundão para se superiorizarem à AD_local por 4-1.

O_Leões de Porto Salvo recebeu os vizinhos da Quinta dos Lombos e venceu por 2-0, tendo-se isolado, para já, no segundo lugar da classificação.

SC_Braga e Torreense tentam, hoje, igualar o Sporting na liderança, sendo que se empatarem os leões ficarão sozinhos no topo.

Em Vila do Conde, no fecho da quarta jornada, o Candoso/Natcal  procura a primeira vitória.