Sporting-Sturm Graz: leão já apurado aproveita para limar arestas
Coates volta após castigo (IMAGO)

ANTEVISÃO Sporting-Sturm Graz: leão já apurado aproveita para limar arestas

INTERNACIONAL14.12.202308:00

Contas do Grupo D estão (quase) definidas: Atalanta segue para os oitavos de final, Sporting defronta equipa da Liga dos Campeões, enquanto austríacos lutam pelo 3.º lugar, que vale presença na Liga Conferência

Os dois primeiros lugares do Grupo D ficaram definidos na última ronda. Os italianos da Atalanta garantiram a liderança (somam 11 pontos), e acesso direto aos oitavos de final, enquanto o Sporting assegurou o segundo lugar e vai defrontar uma das equipas que se classificou em 3.º da Liga dos Campeões - Galatasaray (Turquia), Lens (França), Feyenoord (Países Baixos), Milan (Itália), Young Boys (Suíça) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia). 

Resta apurar o terceiro classificado, com os austríacos do Sturm Graz e os polacos do Raków a lutarem pelo último lugar do pódio que dá acesso à Liga Conferência

Alvalade é, esta noite, a partir das 20 horas, palco de um jogo em que os visitantes de tudo farão para conquistar os três pontos, mas desengane-se quem pensar que por se tratar de um jogo apenas para cumprir calendário por parte do Sporting os leões vão vacilar. Pelo contrário, há o prestígio em causa e arestas para limar já com o clássico com o FC Porto, na próxima segunda-feira, no horizonte. 

Refira-se que o escocês William Collum, de 44 anos, será o árbitro do encontro, assistido pelos compatriotas Francis Connor e David McGeachie, enquanto Kevin Clancy é o 4.º árbitro, o inglês Stuart Attwell é o VAR e o romeno Catalin Popa o AVAR.   

William Collum (IMAGO/Fred Palmer)

SPORTING

Os leões chegam a este jogo das competições europeias após uma derrota em casa do V. Guimarães (2-3), referente à Liga, em que os verdes e brancos desperdiçaram oportunidade para se distanciarem de um adversário direto na corrida ao título (o Benfica, que empatou com o Farense, a um golo) e foram apanhados por outro, o FC Porto, precisamente o próximo adversário, soma os mesmos 31 pontos. 

Embora o treinador leonino tenha afirmado na antevisão ao jogo que o clássico ainda não está na mente dos jogadores, realçou que todas as competições são boas para corrigir erros, portanto, se neste encontro as contas dos leões estão mais do que definidas, há a possibilidade de limar arestas tendo em vista a receção aos dragões, na próxima segunda-feira.

O Sporting marcou golos nas cinco jornadas anteriores nesta fase de grupos, sendo, por isso, expectável que o mesmo aconteça esta noite. No ataque Rúben Amorim deve fazer descansar Gyokeres, que até tem apresentado algum incómodo no joelho esquerdo, devendo ser rendido por Paulinho, ladeado por Pedro Gonçalves e Francisco Trincão. 

Paulinho, que, esta época, já marcou seis golos na Liga e três na Taça de Portugal ainda não se estreou com golos na Liga Europa, terá hoje mais uma oportunidade para fazer balançar as redes. 

No que ao onze diz respeito, Franco Israel avança para a baliza, tendo pela frente Neto, no lado direito da linha de três defesas, o capitão Coates no meio (regressa após castigo) e Gonçalo Inácio na esquerda. 

No meio-campo, com Ricardo Esgaio ou até Eduardo Quaresma serão solução para o lado direito, Nuno Santos fica na esquerda, Hjulmand deve jogar ao lado Daniel Bragança, regressado de lesão, fazendo descansar Morita

Sistema: 3x4x3

Equipa provável: Franco Israel; Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Eduardo Quaresma, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Trincão, Paulinho e Pedro Gonçalves

Lesionados: St. Juste, Iván Fresneda e Geny Catamo

Treinador: Rúben Amorim

A figura – Gyokeres

Com meia Europa à perna, o avançado sueco tornou-se figura maior do Sporting. Tem sido o esteio do ataque, mas, é quase certo que esta noite comece o jogo sentado no banco de suplentes. Ainda assim, a disponibilidade de Gyokeres é uma segurança para a equipa. A Liga Europa também tem sido uma boa montra para o avançado.

Viktor Gyokeres, ponta de lança do Sporting (Miguel Nunes/ASF)

Antevisão de Rúben Amorim: «Temos um plantel onde nós temos de ter jogadores no máximo a toda a hora. Se não estivermos em várias competições, a gestão torna-se mais difícil. Nós queríamos o primeiro lugar, mas passámos em frente, que era a nossa obrigação mínima. Estamos à espera de um adversário muito pressionante, que vai querer ganhar o jogo. Ao contrário do que eu pensava na primeira mão, o Sturm Graz esperou um bocadinho mais em vez de ir para a pressão. Têm jogadores fortes fisicamente e muito rápidos na frente. Vai ser diferente da primeira mão, como disse o Paulinho. Temos de ter a capacidade de sair a jogar e ter respostas diferentes. Podemos ter mais espaço entrelinhas e nas costas.»

STURM GRAZ

Após ter perdido com o Raków, equipa com quem luta pelo 3.º lugar nesta fase da prova, os austríacos empataram um jogo para a liga interna, frente ao Blau-Weiss Linz (1-1) e venceram o Altach (1-0), seguindo na vice-liderança do campeonato da Áustria. 

O Sturm Graz vai fazer todos os possíveis para marcar em Alvalade, tendo em conta que o goal average pode ser decisivo. À mesma hora, o Raków defronta a Atalanta e, claro, o objetivo é o mesmo dos austríacos. 

Como motivação extra, a equipa de Ilzer tenta assegurar presença nas competições europeias pela primeira vez pelo terceiro ano consecutivo. 

Como pontos fortes, o Sturm tem o pressing e a mentalidade. Os seus jogadores nunca desistem e podem mesmo criar o caos no adversário com um futebol de alta intensidade e energia. As bolas paradas ofensivas são igualmente muito perigosas.

A inflexibilidade tática quando defrontam equipas com extremos fortes é a sua maior fragilidade.

Cerca de 1.500 adeptos viajaram até Lisboa para apoiar a equipa neste último fôlego para conseguiu o objetivo de se manter em prova. A tarefa, reconhecem os austríacos, não será fácil, mas acreditam sem possível vir a Alvalade buscar três pontos.

Sistema: 4x1x3x2

Equipa provável: Scherpen; Gazibegovic, Affengruber, Lavalee e Schnegg; Gorenc Stankovic; Kiteishvili, Horvat e Prass; Sarkaria e Jatta

Lesionado: Knieodem

Treinador: Christian Ilzer 

A figura – Sarkaria

O avançado, de 27 anos, de dupla nacionalidade (indiano e austríaco) é apontado como «uma espécie de Di María». É um dos mais rápidos e mais ágeis jogadores da liga austríaca, com um excelente pé esquerdo, que pode fazer mossa na defesa leonina.

Sarkaria (IMAGO)

Antevisão de Christian Ilzer: «O Sporting tem grandes jogadores, de classe mundial. Não deixam nenhum espaço em aberto e podem resolver cada situação. Também com a defesa interior, têm bom jogo construtivo e é difícil fazer pressão, são resistentes. É muito complicado dominar devido à estratégia, mas sobretudo à qualidade individual alta dos jogadores.»