Sporting: saiba porque o leão não desiste de Ioannidis
Fotis Ioannidis, avançado grego de 24 anos. IMAGO

Sporting: saiba porque o leão não desiste de Ioannidis

NACIONAL02.08.202408:00

Afinal por que razão a SAD não parte para outro avançado quando está tão difícil contratar o grego? Porque Rúben Amorim acredita que só ele pode ser, ao mesmo tempo, alternativa e complemento para Gyokeres

A novela dura há quase quatro meses: Ioannidis entrou no radar do Sporting ainda em abril e no início de agosto, a um dia de os leões jogarem a Supertaça com o FC Porto e a uma semana do arranque do campeonato, a administração leonina continua a ter no grego de 24 anos o alvo fixo para reforçar o ataque para 2024/2025. A BOLA explica-lhe o porquê da insistência sportinguista no jogador do Panathinaikos: Rúben Amorim acredita que só Ioannidis pode ser, ao mesmo tempo, alternativa e complemento de Viktor Gyokeres.

Quase quatro meses e três propostas depois, sempre recusadas pelo Panathinaikos, a SAD verde e branca não desiste de Ioannidis. Em todas as janelas estivais der transferências, quase todos os clubes têm os seus amores que não raras vezes se transformam em novelas de verão. No ano passado o Sporting teve-a em Gyokeres, que acabou contratado por 20 milhões de euros, ao Coventry, com julho já avançado; este ano o folhetim do atacante grego dura ainda mais e pode estender-se mais ainda até ao encerramento das janela, no final de agosto.

23

Total de golos de Fotis Ioannidis na época passada, ao serviço do Panathinaikos. O avançado internacional grego de 24 anos marcou 15 golos no campeonato, dois na qualificação da Champions, cinco na Liga Europa e um na Taça da Grécia. Pela seleção grega apontou ainda mais dois golos.

Certo é que o leão não sai de cena e adia sempre o ataque a outro avançado. Mesmo quando disse que desistiu em junho, afinal era bluff e voltou à carga em julho. Tudo porque é Ioannidis que Rúben Amorim acha especial. O internacional grego é a primeira escolha do treinador e todos já sabem que quando Amorim mete uma coisa na cabeça difícil é tirar-lha de lá – e até agora com  bons resultados, traduzidos em títulos.

O Sporting há muito que procurava mais um ponta de lança. Mesmo quando teve ao mesmo tempo Gyokeres e Paulinho o queria, mais ainda quer agora que o português rumou ao Toluca, do México. E agora na cabeça de Amorim mora Ioannidis: para o técnico, dentro das possibilidades leoninas, não há outro jogador que tão bem possa fazer as vezes do goleador sueco quando este não puder jogar, como não há outro que tão bem possa complementar o Bola de Prata 2024 ao mesmo tempo em camçpo com o grego. Por isso os leões vão insistir casa vez mais até convencer o Panathinaikos, que se mostra intransigente: recusou 18 milhões, primeiro, 20 milhões depois, 20 mais três por objetivos mais tarde… Mesmo assim a SAD do Sporting não desiste, tal a vontade de oferecer o mais desejado a Amorim.

A recente viagem do diretor desportivo leonino, Hugo Viana, a Atenas, não desbloqueou a situação. Mas pode ter dado um sinal aos gregos de que a insistência está para durar e com o jogador a manifestar vontade de sair, podem os gregos, enfim, começar a aceitar uma negociação mais profícua. Depois da Supertaça o leão volta ao ataque.

5

Contando com o Sporting, neste defeso Fotis Ioannidis já foi apontado a cinco clubes. Além dos leões, também o Lille, de França, esteve interessados no avançado grego de 24 anos. Tal como os ingleses do Ipswich Town e os italianos da Lazio e do Bolonha. Estes últimos foram a maior ameaça mas já saíram de cena

Extremo sim, central não (pelo menos para já)

Nesta janela de transferências, o Sporting já contratou Vladan Kovacevic aos polacos do Raków, por 5 milhões de euros, e o central Zeno Debasta aos belgas do Anderlechet, por 16 milhões. Ioannidis está ser o mais difícil mas depois do guarda-redes bósnio, do central belga e possivelmente do avançado grego, pode ainda a SAD oferecer um extremo a Rúben Amorim. Fora de planos, pelo menos para já, está a contração de mais um central, mesmo após nova lesão de St. Juste.