Sporting quer Geny Catamo por inteiro
Geny Catamo tem dois golos esta temporada. IMAGO/MACIEJ ROGOWSKI

Sporting quer Geny Catamo por inteiro

NACIONAL17.11.202311:00

Além da renovação que vai ficar fechada nos próximos dias estarão em cima da mesa os 75 por cento do passe do extremo que ainda pertencem ao Amora; clubes ingleses atentos...

A renovação de contrato de Geny Catamo, que termina em 2025, vai ser assinada nos próximos dias, depois de a administração do Sporting e do jogador chegarem a um princípio de acordo que permitirá ao extremo de 22 anos ficar no Sporting até 2028 ou 2029. Mas em cima da mesa por estes dias deverá estar também o dossiê da percentagem do passe do moçambicano que ainda pertence ao Amora. Os leões querem Catamo por inteiro.

Este processo vai permitir ao Sporting adquirir mais 75 por cento do passe do jogador — os moçambicanos da Academia Black Bulls, onde Geny se formou, terão depois direito a percentagem do que o clube da Margem Sul receber. O camisola 21 dos verdes e brancos assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020 depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia em regime de empréstimo, foi depois cedido pelos leões a Vitória de Guimarães e Marítimo e esta pré-temporada convenceu Amorim a ficar com ele no plantel principal. E convenceu também a administração a adquirir a totalidade do passe, agora mais caro, porque o prazo para fazê-lo por €600 mil já foi ultrapassado no verão. As negociações com o Amora não têm sido fáceis mas devem agora conhecer novo andamento, até porque as boas exibições que o extremo tem feito ao serviço dos leões fazem já com que alguns clubes, em Inglaterra sobretudo, estejam atentos.

Essas boas exibições , com dois golos marcados (um na Liga ao Boavista e outro na Taça de Portugal ao Olivais e Moscavide), aceleraram então também a renovação do contrato, que nesta altura tem cláusula de rescisão de 45 milhões de euros mas que pode subir para os 60 milhões.