Sporting quer avançado 2 em 1
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, espera pela contratação de mais um ponta de lança. IMAGO

Sporting quer avançado 2 em 1

NACIONAL23.06.202409:10

Ioannidis caiu e a administração leonina já definiu perfil do novo atacante; móvel, que possa descair para um flanco… capaz de coincidir com Gyokeres; menor investimento

Um avançado dois em um, que possa assumir sozinho as despesas na frente, quando Gyokeres não o puder fazer ou lhe seja reservada gestão do esforço, mas que possa também coincidir com o goleador sueco no mesmo onze. Um jogador que seja também móvel, que possa descair para um flanco. No fundo, que tanto possa fazer de Gyokeres ao centro como de, por exemplo, Pedro Gonçalves no lado esquerdo do ataque. Ioannidis caiu mas o perfil do novo avançado a oferecer ao treinador Rúben Amorim está traçado.

Foi até ao último fôlego que o Sporting tentou a aquisição de Fotis Ioannidis, avançado de 24 anos que o Panathinaikos amarrou a uma verba considerada incomportável pelos os leões. Os gregos, durante as semanas de rondas negociais, nunca se mostraram disponíveis para transferir o atacante por valor na ordem dos 20 milhões de euros, cifra que os verdes e brancos tinham reservada para resgatar o jogador. Mais, o emblema do trevo nunca baixou, sequer, dos 25 milhões e apesar do último esforço para o convencer, o certo é que o Sporting deu a operação por terminada, sem antes chegar a bom porto — o Ipswich Town tentou também, até à última, contratar o atacante, mas viu propostas, uma de 22,5 milhões e outra de 25 milhões, recusada pelo Panathinaikos.

Não perdeu tempo a administração leonina. Reuniu e definiu o perfil do novo avançado, que vai também significar um investimento menor, se comparado com a verba reservada para o grego. Ou seja, os 20 milhões de euros estavam destinados ao camisola 7 do Panathinaikos, para a alternativa o valor vai ser mais baixo — pode assim maior esforço ser canalizado para os outros dos jogadores a contratar, um extremo destro para jogar a partir da esquerda e um ala, também para o lado canhoto.

Sporting: Ioannidis cai de vez

19 junho 2024, 21:30

Sporting: Ioannidis cai de vez

Exigências financeiras do Panathinaikos afastam leões daquele que era o principal alvo para o ataque; administração leonina já procura outro avançado; menor investimento

O alvo para o ataque ainda não está definido. Há vários jogadores referenciados e desse leque vai sair o escolhido. Na temporada passada, por exemplo, um dos alvos alternativos a Gyokeres era o japonês Ayase Ueda, que acabou por transferir-se do Cercle Brugge (23 golos e duas assistências em 42 jogos pelos belgas em 2022/2023) para o Feyenoord (cinco golos e duas assistências em 37 jogos pelos neerlandeses na última época) por 8 milhões de euros —nos últimos dias têm surgido rumores de que o japonês poderia voltar ao radar leonino mas para já não foi dado qualquer passo nesse sentido por parte da administração dos verdes e brancos. Nos próximos dias será definido o alvo.

Um avançado vai então chegar ao Sporting depois de acertada a saída de Paulinho, jogador que tinha perfil parecido ao que se procura, chegou a jogar sozinho nas ausências de Gyokeres e na esquerda, com o sueco ao meio. O internacional português de 31 anos segue para o México, onde nos próximos três anos vai jogar no Toluca. Deixa nos cofres de Alvalade até 8 milhões de euros — 7,750 milhões mais 250 mil por objetivos —, sendo que 30 por cento desse valor deve seguir para o SC Braga, como ficou estabelecido em janeiro de 2021 quando vendeu o passe aos leões, por 16 milhões de euros. Não está no entanto descartada a hipótese de os leões tentarem incluir um jogador neste processo.

Sporting: Paulinho fechado no Toluca

20 junho 2024, 18:57

Sporting: Paulinho fechado no Toluca

Acordo entre clubes selado nos 8 milhões de euros, 250 mil deles em bónus; entre leões e SC Braga, que tem direito a 30 por cento, entendimento também está alinhavado e será acertado nas próximas semanas