Sporting: Quenda, o menino que brilha entre os adultos sem deslumbre

Sporting: Quenda, o menino que brilha entre os adultos sem deslumbre

NACIONAL29.07.202408:15

Trabalhado por Amorim para jogar como ala direito, jovem de 17 anos deu cartas diante do Athletic Bilbao, deixando os adeptos maravilhados. Não quer 'ficar nas estrelas', está empenhado a agarrar as oportunidades

Futre, Figo, Cristiano Ronaldo ou Nani são nomes de alguns dos extremos que jogaram de leão ao peito rumo ao estrelato. De gerações diferentes, mas com denominador comum: foram formados no Sporting.

A nova coqueluche made in Alcochete dá pelo nome de Geovany Quenda, tem 17 anos, feitos há apenas três meses, mas a maturidade que mostra em campo não se coaduna com a data de nascimento que está no Cartão de Cidadão. Dono de um pé esquerdo invejável, alia à técnica e facilidade de drible a velocidade de ponta, tanto com bola como sem bola, sem nos esquecermos da capacidade de tomada de decisão em frações de segundo. Há muito que Amorim tem Quenda debaixo de olho e um projeto definido para um jovem prodígio a quem há muito se augura futuro auspicioso.

No último sábado, no jogo de apresentação do Sporting versão 2024/2025 aos adeptos, em Alvalade, diante dos espanhóis do Athletic Bilbao, Quenda foi surpresa no onze, ocupando  lugar na lateral direita — Geny Catamo virou à esquerda face à lesão de Nuno Santos — e, diga-se, encantou.   

Depois de na época passada ter sido chamado por Amorim a alguns treinos da equipa principal, chegou a ser convocado para jogos — com o E. Amadora, a 5 de novembro do ano passado, na 10.ª jornada, num jogo que os leões venceram por 3-2; e  chamado para o duelo com a Atalanta, no encontro da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, que terminou empatado (1-1) — mas não chegou a ser utilizado. O treinador levou, entretanto, o jovem extremo para o estágio de pré-época, que decorreu em Lagos, e começou a pôr o seu plano em marcha.

Quenda na pré-época em Lagos (Sporting CP)

Sendo um dos talentos emergentes do leão, ninguém da estrutura leonina quer queimar etapas no seu crescimento, até porque há muitos exemplos no futebol de jovens promessas que acabaram por perder-se após deslumbramento ou outros motivos, mas Quenda foi sendo trabalhado como ala direito e deu indicadores muito positivos em solo algarvio nos dois jogos que o Sporting realizou à porta fechada, sendo que diante do Farense esteve em grande plano numa assistência para um dos três golos de Gyokeres.

COM OS PÉS BEM ASSENTES

O menino que há quatro anos ainda jogava numa equipa mista brilha agora entre os adultos, mas não se deslumbrou pelo que viveu em Alvalade, uma estreia que muito ambicionava desde a temporada passada — soube ser paciente até chegar a sua oportunidade.

A BOLA sabe que a chamada à equipa principal na época passada deu-lhe muito alento para continuar a trabalhar e Quenda focou-se em evoluir e trabalhar a dobrar para, mais tarde, justificar a chamada de Amorim. E, apesar do sentimento de felicidade que o invade, o esquerdino está com os pés bem assentes no chão, encara com toda a naturalidade a evolução que tem tido e sabe que terá de continuar a aprimorar o trabalho tático e a intensidade física para corresponder às exigências da equipa.

DUAS SEMANAS DE FÉRIAS 

A BOLA sabe ainda que o trabalho de Quenda começou muito antes do dia 1 de julho, quando os jogadores se apresentaram ao serviço na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, sendo que o jogador teve pouco mais do que duas semanas de férias, preparando-se, individualmente, com treino de recuperação e reforço muscular sob orientação do Sporting.

No final do jogo com os espanhóis do Athletic Bilbao, Quenda estava, naturalmente, satisfeito por ter concretizado um sonho, agradecido pela oportunidade, mas já a pensar em continuar a evoluir na equipa principal. E sentiu-se lisonjeado pelas palavras de Rúben Amorim. «É jogador do plantel. Aliás, se continuar a crescer assim, não voltará mais à equipa B», disse o treinador dos leões na flash interview da Sport TV.

Diga-se que o técnico entende que Quenda poderá afirmar-se num setor no qual, além de Geny Catamo, o Sporting conta com Fresneda e Esgaio, jogadores que têm mercado e, por isso, a continuidade não está garantida.

MARADONA DE ALCOCHETE

A participação no Torneio Pinatar de sub-17, pela Seleção Nacional, em setembro último, em Espanha, deu maior visibilidade a Quenda. Numa arrancada com bola, ainda antes do meio-campo, frente a Marrocos, fez lembrar Maradona, tendo pegado no esférico e percorrido metade do terreno, deixando cinco adversários pregados ao relvado. No fim da jogada, com toda a classe, finalizou para o 6-0 final. O vídeo publicado nas redes sociais depressa se tornou viral.

A participação no Torneio Pinatar de sub-17, pela Seleção Nacional, em setembro último, em Espanha, deu maior visibilidade a Quenda. Numa arrancada com bola, ainda antes do meio-campo, frente a Marrocos, fez lembrar Maradona, tendo pegado no esférico e percorrido metade do terreno, deixando cinco adversários pregados ao relvado. No fim da jogada, com toda a classe, finalizou para o 6-0 final. O vídeo publicado nas redes sociais depressa se tornou viral.

JÁ HÁ COBIÇA INTERNACIONAL

Quenda assinou contrato profissional com os leões em agosto do ano passado, válido até junho de 2026, com cláusula de rescisão fixada nos €45 milhões, sendo que já surgiram notícias de que o esquerdino está a ser seguido por clubes ingleses, espanhóis, italianos e alemães, algo que lhe passa ao lado, tendo que conta que está inteiramente focado em afirmar-se de leão ao peito.

EM PROGRESSÃO NA ESCOLA

Geovany Quenda é um dos internos da Academia e, por isso, a escolaridade é uma exigência. Também nesse capítulo, sabe A BOLA, o extremo tem vindo a progredir, com o Sporting a controlar as notas e a fazer trabalho de excelência para lhe dar ferramentas importantes para o futuro.

PRÉMIO STROMP EM 2023

No ano passado, o nome de Geovany Quenda fez parte dos 40 que foram distinguidos com o Prémio Stromp, na categoria Academia, tornando-se, assim,  em mais um talento a ser reconhecido pelo Sporting