Sporting: Pedro Gonçalves e Trincão batem (outra vez) à porta de Martínez
Trincão e Pedro Gonçalves têm sido ases de trunfo de Rúben Amorim (Helena Valente)

Sporting: Pedro Gonçalves e Trincão batem (outra vez) à porta de Martínez

NACIONAL19.08.202410:00

Avançados estão em evidência no arranque da época, tal como aconteceu no final da última temporada. Ambos não escondem desejo de representar Portugal...

Terminaram a época passada na mó de cima e é no mesmo patamar que Pedro Gonçalves e Trincão começaram a presente temporada. Dois ases de trunfo que Rúben Amorim tem usado e tirado dividendos dessa aposta.

Pote soma três golos e duas assistências nas duas primeiras jornadas da Liga e é cada vez mais um dos jogadores preferidos pelos adeptos, que lhe retribuem em carinho o que tem rendido de leão ao peito. Já o extremo direito mostrou nos primeiros jogos sangue na guelra em rotação máxima, tendo bisado na goleada imposta ao Nacional (6-1).

Face aos seus rendimentos na época passada, Pedro Gonçalves e Trincão acalentavam esperança de terem sido convocados para representar a Seleção Nacional no Europeu, na Alemanha, mas acabaram por não ouvir os seus nomes serem pronunciados por Roberto Martínez quando divulgou a convocatória — apenas Gonçalo Inácio representou os leões na equipa das Quinas. A ausência destes dois jogadores do Sporting foi amplamente criticada, vozes ecoavam cada vez mais fortes a cada exibição da equipa lusa em solo germânico.

Agora, a poucos dias de nova convocatória de Roberto Martínez, tendo em vista a Liga das Nações, em que Portugal defronta, no Estádio da Luz, Croácia (5 de setembro) e Escócia (três dias depois), Pedro Gonçalves e Trincão voltam a bater à porta do selecionador nacional. Ambos têm mostrado credenciais nos três jogos oficiais que os leões já cumpriram esta época — titulares indiscutíveis, com golos, assistências e papel preponderante na manobra da equipa, sempre à procura de fazer mais e melhor.

Em excelente plano de ação, é, natural, que tenham no horizonte alcançar mais um patamar, neste caso, a Seleção Nacional. Ambos já foram elogiados por Martínez, em entrevista concedida a A BOLA, resta agora saber se o treinador espanhol lhes vai dar oportunidade para explanarem o seu futebol de quinas ao peito.

DUAS VEZES HOMEM DA JOGO

Em votações levadas a cabo pelo Sporting através das redes sociais, Pedro Gonçalves foi eleito, pelos adeptos, pelo segundo jogo consecutivo, o melhor em campo. A título de curiosidade diga-se que, ontem, fez precisamente quatro anos que o extremo foi apresentado como reforço do Sporting, desde então, soma 181 jogos, 80 golos marcados, 46 assistências e cinco títulos no currículo, nomeadamente, dois de campeão nacional, duas taças de Portugal e ainda uma Supertaça.

Publicações irónicas sobre estes dois 'estrangeiros'

naram-se no veículo de comunicação mais rápido, com grande abrangência e, claro, o futebol, é um dos temas mais em foco. Logo após o jogo com o Nacional, que o Sporting venceu por expressivos 6-1, foram inúmeras as publicações irónicas, com recados a Roberto Martínez. Uns pediam a naturalização de Pedro Gonçalves e Trincão, outros escreveram que «devem ser os melhores estrangeiros a atuar em Portugal». As reações foram mais do que muitas, sempre acompanhadas de palavras elogiosas para com os dois extremos leoninos que estão a dar resposta em campo.

E continuando na senda das redes sociais, nas suas contas oficiais, Trincão e Pedro Gonçalves publicaram momentos dos golos e dos festejos da equipa, com os adeptos a regirem com palavras elogiosas. «Pote de ouro» e «o melhor jogador da Liga» são disso exemplo. Uma forma de se manterem mais próximos dos adeptos e de lhes sentirem o pulso.