Sporting Os segredos de Hjulmand: um «nerd de competição» a tentar controlar o temperamento
Dinamarquês diz estudar como pode ser melhor em campo; tem paz de espírito em Lisboa, ao lado da namorada Emilie, e do cão, Olau
Morten Hjulmand, médio dinamarquês de 24 anos, que custou aos cofres do Sporting €18 milhões, mais três por objetivos, a segunda contratação mais cara da história do Sporting, assume-se obcecado por futebol e diz estar sempre a estudar onde pode melhorar o seu desempenho.
«Vivo para o futebol. Penso nisso quase vinte e quatro horas por dia. Sou um nerd de competição e isso motiva-se, porque estudo constantemente como posso ser ainda melhor», revelou, numa entrevista ao jornal dinamarquês Politiken.
Natural da ilha de Amager, Hjulmand recordou os tempos de infância, em que não largava a bola: «Vai sempre ver-se que venho de lá. Talvez por isso tenha um temperamento algo violento, mas que já controlo melhor.»
Questionado sobre o chave do segredo para o sucesso, Hjulmand mostrou-se acanhado: «É uma pergunta difícil, porque não há uma receita fixa. Se houvesse, muitos provavelmente teriam sido bem sucedidos. Acho que fui bom a dar os passos certos, não dando prioridade apenas ao dinheiro, mas principalmente ao tempo de jogo. E tentei manter os valores com que cresci. O mais importante é ter uma boa base. O futebol é um mundo imprevisível e, para mim, é seguro saber que tenho uma família, namorada e amigos que querem o melhor para mim.»
Diz-se, ainda, encantado por viver em Lisboa, com a namorada, Emilie, e cão, Olau: «Há milhares de bons futebolistas no mundo, mas os melhores são aqueles que têm paz de espírito.»